A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) assinou um termo de cooperação com a bbw International - instituição alemã sem fins lucrativos, vinculada às associações empresariais da Baviera - para engajar o sistema associativista no desenvolvimento do turismo sustentável. O encontro ocorreu na sede da Facesp e marca o início de um trabalho conjunto voltado a cidades com potencial turístico no estado.
Pelo acordo, os destinos participantes contarão com consultoria especializada, com ênfase na construção de governança compartilhada, no desenvolvimento de instrumentos de gestão e no intercâmbio de boas práticas entre municípios e empreendedores locais.
A abordagem da consultoria identifica o perfil turístico de cada cidade e mapeia potencialidades culturais, sociais e geográficas para orientar ações e investimentos. “O ambiente empresarial é determinante para o sucesso do projeto. Um destino só é realmente sustentável se a gestão também for”, ressaltou Andreas Dohle, consultor de longo prazo da bbw International.
O superintendente-geral da Facesp, Natanael Miranda dos Anjos, destacou que o diferencial da iniciativa está na visão ampla de sustentabilidade. “Vamos trabalhar não apenas o aspecto ambiental, mas também o social e o econômico, sempre com foco no desenvolvimento local”, disse.
OPORTUNIDADE
Criada em 2019, a iniciativa de fomento ao turismo responsável da bbw International começou no Rio Grande do Norte, expandiu-se para Rio Grande do Sul e Santa Catarina e, hoje, alcança 10 estados e cerca de 80 destinos turísticos.
“A busca pelo turismo sustentável surgiu da percepção de que o turismo é uma oportunidade que soma, e não compete”, afirmou Anne Oertel, coordenadora de projetos da Divisão Internacional da bbw.
O programa conta também com a parceria da Fundação holandesa Green Destinations, que apoia, certifica e promove destinos e empreendimentos turísticos. A abordagem da fundação prioriza as necessidades e aspirações da comunidade local - e não apenas o visitante - como eixo central do desenvolvimento.
ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS
Com a assinatura do termo, as Associações Comerciais passam a ter papel essencial na identificação de municípios com potencial sustentável e no apoio à estruturação dos destinos.
“O plano é que as ACs ajudem neste mapeamento e apoiem a organização das ações locais”, explicou Paulo Sader, vice-presidente da Facesp na região de São José do Rio Preto (RA 14).
COMO FUNCIONA
O programa é estruturado em quatro módulos, com duração aproximada de um ano cada: Despertar para o turismo sustentável; Governança e planejamento; Certificação de destinos e fortalecimento de atrativos; e Consolidação das ações.
A iniciativa já foi implementada nas cinco regiões do país e contempla municípios litorâneos, de montanha e de cerrado, além de localidades de diferentes portes. Também mantém uma rede contínua de troca de experiências, com encontros online regulares entre os destinos participantes.
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
A parceria com a bbw International é resultado do esforço da Facesp para ampliar o apoio às ACs no mercado internacional. Em setembro, a Federação participou de uma missão à Alemanha, representada por Osmar Vicentin, diretor comercial e de Soluções Empresariais, com participação de representantes da Associação Comercial de São José do Rio Preto (Acirp).
Durante o encontro, Facesp e bbw alinharam ainda possíveis cooperações no Projeto Gol, focado em formação profissional e inserção de jovens no mercado de trabalho, que utiliza metodologias de mapeamento de perfil para elevar as taxas de retenção.
A reunião contou com a presença dos diretores da Facesp Nelson Andujar e Marcelo Nunes, além de Vinicius de Moraes Roland, representante do Estado da Baviera no Brasil.