Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Facesp e Sebrae lançam programa Surpreenda Varejo

Notícias 24 de julho de 2019

A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP) lançam em agosto o programa de qualificação profissional Surpreenda Varejo, que visa a capacitação dos empreendedores, o aumento da competitividade dos negócios e a geração de novas oportunidades no território paulista.

Os primeiros cursos serão gratuitos, como forma de “degustação”. Mais informações serão divulgadas em breve.

Entre os cursos que poderão fazer parte das trilhas estarão: vendas pela Internet, marketing digital, fluxo de caixa, criatividade e inovação. Serão capacitações presenciais e a distância, o que facilita a aplicação.

“Se a busca pelo tripé - qualificação, competitividade e novas oportunidades - é constante em todo empreendedor, então quem melhor que as Associações Comerciais (ACs), presentes em todo o estado, para difundir o Surpreenda Varejo? Mais do que uma grande rede, que a faz estar próxima de todos que desejam empreender, as ACs emprestam a credibilidade e a visão de mercado para levar o conhecimento necessário para quem precisa inovar, se atualizar e se aperfeiçoar”, declara Alfredo Cotait Neto, presidente da Facesp.

“Em tempos de informação rápida e instantânea e mudanças aceleradas nos costumes dos consumidores, quem se capacita e se atualiza sai na frente da concorrência. Estar a par de novas ideias e conceitos é vital para o sucesso neste competitivo mercado”, complementa Cotait, que também preside a Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Realidade regional

O programa Surpreenda Varejo vai se adequar às diferentes realidades de cada município – essa é uma das principais vantagens dos cursos de qualificação. Cada Associação Comercial definirá os cursos estruturantes a serem oferecidos aos empresários associados. As trilhas - como são chamados os blocos de cursos de capacitação - estarão alinhadas à necessidade do comércio local.

Parceria

Além de definir as trilhas, caberá a cada Associação Comercial buscar adesões ao programa - empresários que queiram se capacitar - além de oferecer o local das aulas. Em contrapartida, o Sebrae-SP vai colocar à disposição sua rede de profissionais, que oferecerão sua expertise para qualificar os empreendedores, além de apresentar as inovações do setor e as possibilidades de geração de negócios.

Os resultados desta parceria serão o compartilhamento da receita de forma igualitária, o fortalecimento das marcas e, ainda, a fidelização e a atração de novos associados.

Piloto

A Facesp e o Sebrae-SP escolheram algumas regiões que serviram de projeto- piloto do Surpreenda Varejo. O resultado foi um sucesso, o que motivou o lançamento para todo o Estado.

João Carlos Cheade, vice-presidente da Facesp na Região Administrativa 19 (RA 19) - Franca, uma das regiões escolhidas como piloto, avalia que o Surpreenda Varejo chega para fortalecer as ACs e consolidá-las como núcleos de capacitação do empresariado. “Em Franca já foi implantada uma trilha, que capacitou 30 empreendedores, e a procura foi tão grande que tivemos que abrir uma segunda turma”.   

“Esta parceria entre Facesp e Sebrae chega em bora hora, porque se faz cada vez mais necessária a oferta de todo tipo de fomento ao comércio, o setor que mais gera emprego no País”, diz Maurício Pazian, vice-presidente da Facesp na RA 13 - Araçatuba, que, igualmente, participou da primeira etapa do programa. “Faremos todo o possível para trazer o comerciante para aprimorar conhecimento e desenvolver ainda mais o Surpreenda Varejo”.

A região do Alto Tietê também foi escolhida para receber o projeto-piloto do programa. William Cotrim Paneque, vice-presidente da RA 3 (Metropolitana Alto do Tietê), afirma que o programa é “extremamente positivo”. “Estas trilhas de capacitação vão possibilitar que os comerciantes possam ter uma melhor gestão de negócio”.

As Associações Comerciais interessadas em receber o programa Surpreenda Varejo devem entrar em contato com o Escritório Regional do Sebrae-SP mais próximo.

 

Mais informações:
Cleber Lazo
Assessoria de Comunicação Facesp
cleber.lazo@facesp.com.br
(11) 3180-3539

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE