Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

FACESP completa 54 anos de história de atitude, compromisso e apoio ao empresariado paulista

Notícias 19 de setembro de 2017

São Paulo, 19 de setembro de 2017. A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) completa hoje 54 anos. A entidade tem como filosofia a defesa da livre iniciativa de empreender e a reivindicação, junto às esferas de poder, dos interesses e aspirações das suas mais de 400 entidades e 240 mil empresas associadas no Estado de São Paulo.

“Essa é uma responsabilidade e tanta. E a nossa casa nunca fugiu à luta. A maturidade conquistada nesses 54 anos de lutas só reforçou o nosso compromisso permanente a favor dos empresários e da sociedade”, diz Alencar Burti, presidente da Facesp e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). “Passamos por diversas crises; a atual está sendo enfrentada e vai ser superada, a partir da união de forças”.

A Facesp faz parte de uma história que se entrelaça ao desenvolvimento do empresariado paulista, tendo contribuído para a engrenagem do Estado e do País. E também protagonizou movimentos importantes para o empresariado e para a sociedade. “Que a nossa estrada continue sendo pavimentada por atitude, compromisso e apoio aos empresários por mais longos anos”, diz Burti.

Ele lembra que a entidade construiu “uma herança moral ao longo de nossa história que merece ser reconhecida e reverenciada”. E que a Facesp quer caminhar lado a lado com o País “sempre de maneira colaborativa, mas também crítica, para fazer do Brasil uma nação maior, mais rica e mais justa”. 

Depoimentos

“Como Presidente da ACIB, tenho o prazer de cumprimentar a Facesp nesta data tão especial. Afinal, são 54 anos de apoio ao empreendedorismo paulista, de fortalecimento do associativismo e de luta em benefício do empresariado. A Facesp consolidou-se como uma das mais importantes entidades de classe do Brasil e vem inspirando milhares de empresários em todo o Estado. Por isso, temos grande prazer em fazer parte dessa comemoração de sucesso e desejamos que a Facesp siga sendo a nossa luz nesta jornada em prol de um ambiente de negócios mais justo.”
Patrícia Rossi, presidente da Associação Comercial e Industrial de Bauru (ACIB)

“Por tudo que a Facesp já realizou em benefício dos empreendedores paulistas ao longo dos seus 54 anos, parabenizo a todos que participam desse grande movimento em prol do desenvolvimento econômico dos municípios, do nosso Estado e do Brasil. Vamos celebrar essa data tão importante para esta entidade, que segue firme e forte nos seus propósitos de apoiar cada vez mais aos que movimentam a economia e geram emprego e renda para milhares de brasileiros.”
José Alberto Cépil, presidente da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) e vice-presidente da Facesp/RA-9 (Sorocaba)

“A Facesp, como entidade representativa das Associações Comerciais e, por consequência, das empresas de pequeno e médio comércio e da indústria, vem fazendo um trabalho maravilhoso na defesa de interesses diante dos órgãos competentes e do governo e no serviço de proteção ao crédito. Cada vez mais levando condições para que o pequeno e médio empresário possam vender com segurança. Então, o papel da Facesp nesses anos é fundamental, pois ela tem feito com que as empresas se sustentem, até porque uma venda bem feita é uma venda que vai impulsionar o crescimento das empresas. Parabenizo a diretoria, a equipe, todas as pessoas que já passaram pela Facesp e nosso presidente Alencar Burti. Que realmente essa entidade possa se manter, sustentar e buscar cada vez mais condições para que nossos pequenos e médios empresários tenham representatividade à altura junto aos órgãos competentes. Parabéns, Facesp!”
José Eduardo Rodrigues de Carvalho, presidente da Associação Comercial e Industrial de Mococa e vice-presidente da Facesp/RA-16 (Baixa Mogiana)

"Em seus 54 anos de história, a Facesp se firmou como forte entidade capaz de manter sua relevância, acompanhando a evolução do mercado e trazendo novas visões às associações que representa. Sua missão de sustentar, defender e reivindicar, perante os poderes públicos, os interesses e as aspirações coletivas, continua tão atual e necessária, hoje, quanto quando surgiu, há mais de meio século. Por isto, a RA-19 parabeniza a federação e a todos que concorrem para que as associações tenham suas vozes amplificadas e ouvidas, sempre."
João Cheade, vice-presidente da Facesp/RA-19 (Franca)

“A Facesp é um marco na história do empreendedorismo e da livre iniciativa. Ao agregar as Associações Comerciais em torno de uma mesma causa, a entidade consolida a união ? por meio do associativismo ? como a força motriz do desenvolvimento empresarial e do progresso econômico. Um feito do qual nos orgulhamos e que prospera a cada ano, graças à confiança dos empresários paulistas em nosso sistema.”
Adriana Flosi, presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) e vice-presidente da Facesp/RA-7 (Campinas)

“Celebrar 54 anos é afirmar incisivamente o compromisso, o profissionalismo e a representatividade desta instituição, que há mais de cinco décadas atua junto e em prol da classe empresarial, lutando pela livre iniciativa – fato que reflete em benefícios não só ao empresariado, mas também à sociedade. Agregar mais de 400 associações comerciais de diversas cidades de São Paulo – estado mais populoso e economicamente ativo do Brasil – já é um fato que dimensiona a relevância e o papel da Facesp na ordem econômica estadual e nacional, já que o empreendedorismo é ingrediente essencial para a geração de emprego e renda: combustíveis para a nossa economia. A Facesp vai muito além do papel institucional. Além dos serviços e benefícios oferecidos, a incansável atuação junto aos poderes instituídos caracteriza a essência política não partidária da Federação. A parceria entre Facesp e a Acipi, é essencial para que as mais de cinco mil empresas associadas à nossa entidade possam se abastecer com diversas ferramentas, que viabilizam a rotina empresarial. A Acipi parabeniza o trabalho impecável desta Federação que, na busca incessante por soluções que atendam às necessidades do empreendedor e da população paulista, torna o ambiente produtivo mais econômico e financeiramente sustentável àqueles que movimentam o país”.
Paulo Roberto Checoli, presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi)

“A Facesp chega aos 54 anos fazendo jus às suas missões de defender e fortalecer a atividade empresarial no Estado de São Paulo, principal centro comercial do País. A atuação de todos os seus colaboradores tem sido fundamental para dar subsídios aos empresários, para enfrentarem esse período difícil da economia e ajudar o Brasil a voltar aos trilhos. Que os próximos anos continuem pautados em projetos e ações que elevem a capacidade empreendedora do nosso Estado”
Marco Zatsuga, presidente-interino da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC)

“A Federação dá continuidade à história construída com muitas mãos, sempre em busca de incentivar feitos das Associações Comerciais que, por sua vez, representam o empreendedor paulista. Apoiar as realizações e lutar por melhorias, como a revogação da Lei do AR Paulista, mostra que o empresário não está sozinho e que, como sempre, nossa força pode mais. Parabéns, Facesp, pelos 54 anos de fundação”.
Helcio Monte Junior, presidente da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita)

“A RA 17 cumprimenta a Facesp por sua importante trajetória ao longo destes 54 anos de atividades. É um prazer fazer parte de uma entidade que busca fortalecer o associativismo, apoiando as associações comerciais e cooperando para impulsionar a economia do nosso Estado”.
Ricardo Anderson Ribeiro, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (ACIPP) e vice-presidente da Facesp/RA-17 (Presidente Prudente)

“A Facesp é a voz do Estado e sua atuação é fundamental para representar as demandas que são comuns às entidades filiadas. Quando há trabalho em conjunto e com respaldo da Federação, as entidades ficam mais fortalecidas e todos crescem. Parabéns, Facesp, pelos 54 anos, e obrigada pelo apoio durante o processo difícil que passou a ACE Jundiaí antes da eleição da nova diretoria”.
Elton Monteiro, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Jundiaí (ACE)

"A Facesp para nós, da Associação Comercial de Taubaté (ACIT), é uma parceira de grande importância por ser, sempre, a entidade que representa nossa classe em todas as instâncias do Estado. Ela tem a função de agregar e fortalecer as Associações Comerciais, por menores que sejam, sempre atenta às suas realidades. Parabéns, Facesp, pelos seus 54 anos, por existir e resistir em todos os momentos, e por ser nossa aliada nesta caminhada!”
José Saud, presidente da Associação Comercial e Industrial de Taubaté (ACIT)

“É com carinho que saúdo os 54 anos de nossa querida Facesp, a mãe de todas as associações comerciais do Estado, a porta-voz dos empreendedores, que tanto contribui para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Meus sinceros cumprimentos ao presidente Alencar Burti e a todos que fazem e fizeram parte desta valorosa trajetória de ações em prol da classe empresarial”.
Paulo Sader, presidente da Associação Comercial e Industrial de São José do Rio Preto (ACIRP)

“Tomado de sentimentos de gratidão, honra e alegria, eu parabenizo a Facesp por seus 54 anos, dos quais 20 eu faço parte como colaborador engajado na luta pela defesa e desenvolvimento das micro, pequenas, médias empresas e do micro empreendedor individual (MEI). Erguida pelas mãos fortes, hoje contando com mais de 100 colaboradores, mas no seu início quando aqui cheguei, éramos apenas oito colaboradores. A Facesp, entre outros grandiosos feitos, foi a precursora da lei que originou o MEI, um marco no Estado e no País, do qual tenho imenso orgulho. Que a Facesp, sua história e sua missão sejam reconhecidas por várias gerações como principal fomentadora do empreendedorismo paulista e do crescimento do Brasil. Parabéns à Facesp, aos seus colaboradores e às associações comerciais filiadas”.
Natanael Miranda dos Anjos, superintendente-geral da Facesp

"Parabéns, Facesp, pela brilhante atuação nesses 54 anos de trabalho pautado na ética e na luta para defender a classe empresarial e industrial.
Sempre foi protagonista de importantes movimentos e colaborou com mudanças importantes no cenário econômico do país."
Paulo Henrique Pacheco de Mello, presidente da ACE Catanduva

"É com júbilo que parabenizamos a Facesp pelos seus 54 anos de muito trabalho e garra em prol às classes empresariais do Estado. E em todos esses anos soube com êxito cumprir sua missão de defender e reivindicar em prol da classe. Parabéns por sempre desenvolver um trabalho sério e engrandecedor."
Luciano Nechar, vice-presidente da ACE Catanduva

“Parabenizo a Facesp por mais um ano de existência. A instituição coleciona valiosas bandeiras de contribuição ao empreendedorismo e desenvolvimento econômico do maior centro comercial da América Latina e de seus municípios. A todos os colaboradores que passaram por esta entidade, meus sinceros agradecimentos pelo comprometimento e empenho na construção dessa rica história de associativismo."
Ricardo Teberga, presidente da ACE Guaratinguetá

“Para a região de Marília, no centro oeste do interior paulista, a presença da Facesp entre as 19 associações comercial da Região Administrativa de número 15, é de fundamental importância no sentido de fazer com que as pequenas e médias associações, tenham condições de oferecer aos comerciantes associados, um serviço com qualidade e necessidade, para a sustentabilidade da instituição local. Além disso, a Facesp é o órgão representante da classe empreendedora em questões de âmbito estadual e nacional, fortalecendo ainda mais o compromisso das associações comerciais em lutar por melhores condições de atuação do empreendedor na comunidade onde ele está localizado. Completar 54 anos não é para qualquer entidade do porte e da importância que tem uma federação. Assim sendo é momento de celebração, afinal, são muitas as conquistas atingidas através da Facesp que é o órgão vigilante sobre as questões econômicas, sociais e políticas, que tanto influenciam na vida de qualquer empresário. Ainda bem que temos uma Federação forte e representativa.”
Libânio Victor Nunes de Oliveira, presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília, e vice-presidente da Facesp no segundo mandato

“É com muita alegria que eu parabenizo a nossa entidade mãe, a Facesp, pelos 54 anos de ótimos serviços prestados pelo desenvolvimento das Associações Comerciais de todo o Estado de São Paulo, o mais importante da Nação. Esse inestimável trabalho da Facesp fortalece as Associações e, por consequência, as empresas dos municípios e a economia de um modo geral. A ACE-Guarulhos está sempre ao lado da Facesp, como na luta contra a Lei do AR, por exemplo. Vida longa à Facesp!"
William Paneque, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos

"Parabéns, Facesp, pelos seus 54 anos. É motivo de muito orgulho representar a Associação Comercial de São Paulo na Facesp como vice-presidente da Regional Administrativa 1. Somos 20 voluntários divididos por todo o estado, sendo os guardiões de uma história de 54 anos de luta,  de defesa do empreendedorismo, de defesa da livre iniciativa e certamente, a Facesp comemora 54 anos agora e no futuro comemorará 540. E que a qualidade daqueles que nos antecederam e os que irão nos suceder nesse trabalho voluntário de luta se mantenha para sempre apoiarmos aqueles que mantêm esse País de pé, gerando emprego e investindo. Parabéns, Facesp! 54 anos não é para qualquer um!"
João Bico de Souza, vice-presidente da RA 1 – São Paulo

"A RA 3 tem muita honra em fazer parte do time Facesp, entidade que fortalece o associativismo, defende bandeiras e luta pelo desenvolvimento econômico, atuando de múltiplas formas, desde a orientação e compartilhamento de cases de sucesso até a prestação de serviços que fazem a diferença no dia a dia do empresário. Parabéns, Facesp!"
Tânia Fukusen Varjão, vice-presidente da RA 3 - Metropolitana Alto do Tietê

“A Associação Comercial e Industrial de Santo André sempre teve uma sólida  relação com a Facesp e essa parceria proporciona excelentes resultados, já que nossa missão é sempre defender os interesses da classe empresarial, além de contribuir para o fomento da economia e desenvolvimento regional. Parabéns à Facesp pelos seus 54 anos!”
Evenson Robles Dotto, vice-presidente da RA 2 e presidente da Associação de Santo André (ACISA)

“Posso dizer que a parceria entre a ACIARP (Associação Comercial Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires) e a FACESP é de longa data. Temos grande satisfação em fazer parte dessa história de sucesso! Sabemos que uma das missões da FACESP é desenvolver um sistema econômico, e para Ribeirão Pires isso vem sendo aplicado com eficiência. E um grande exemplo disso é o cartão ACCredito, um cartão que visa fomentar a economia do município, ele foi um divisor de águas para nossa associação. Parabéns FACESP por seus 54 anos!”
Gerardo Sauter, presidente da Associação Comercial e Agrícola de Ribeirão Pires (ACIARP)

Mais informações:
Ana Cecília Panizza
Assessoria de Imprensa
apanizza@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 54 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE