Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Evento on line realizado amanhã pela ACIC debate o futuro do varejo

Notícias 19 de julho de 2021

Cerca de 75% das empresas de varejo de Campinas são pequenas, médias, micros e MEIs (microempreendedores individuais). Se para os grandes comerciantes a pandemia da Covid-19 tem sido um grande desafio, para essas empresas a necessidade de se adequarem à nova realidade e aos novos rumos torna-se uma questão entre a vida ou a morte do negócio. 

É com foco nesses empreendedores que a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) realiza na próxima terça-feira, dia 20 de julho, das 14h às 18h, o “Retail Conference 2021 – De volta para o futuro, de olho no agora”. O objetivo é promover a aceleração dos negócios por meio da adaptação das empresas ao comportamento atual do mercado. O evento é gratuito e inteiramente online. As inscrições devem ser feitas no link Retail Conference. Informações pelo Whatsapp +55 19.99607.7604 (ACIC).

O evento é voltado para empresários dos diferentes segmentos do varejo, pois serão mostrados os novos caminhos e habilidades que podem garantir vários anos de vantagem diante da concorrência, bem como formas inovadoras de comercialização. Também é do interesse de gestores, porque os ajudará a entender as soluções que grandes empresas varejistas do mercado estão criando para atrair clientes e gerar mais vendas, oferecendo uma visão estratégica por meio de cases e planos de ação que poderão inspirá-los em seus negócios.

“Os setores econômicos, entre eles o varejo, necessitam de dados precisos sobre o futuro dos negócios para, só então, tomarem decisões acertadas e estratégicas para enfrentar os desafios da retomada econômica, permanecendo relevantes no cenário pós-pandemia. No Mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) o comportamento do consumidor muda ininterruptamente e o segmento varejista deve estar sempre um passo à frente dele para poder surpreendê-lo com experiências de compra memoráveis. Nosso objetivo com este evento é, justamente, munir o empresário do comércio com informações relevantes sobre as tendências e as inovações para o setor, bem como apontar os caminhos do mercado de consumo. Ao amparar as empresas de varejo contribuímos para a manutenção dos empregos. Devemos estar preparados, hoje, para o que virá amanhã.”, diz a presidente da ACIC, Adriana Flosi.

Perfil do varejo em Campinas

Considerando a base de dados de dezembro de 2020, Campinas conta com 61.525 estabelecimentos de comércio e serviços. Deste total, 22.140 negócios são de varejo e representam 31,62% dos setores produtivos. As empresas de varejo apenas são ultrapassadas pelas de serviços, que somam 38.073 estabelecimentos na cidade. Apenas no período de janeiro a dezembro de 2020, muito afetado pela pandemia, foram abertas em Campinas 5.529 empresas e fechadas 3.942.

O varejo responde, atualmente, em Campinas, por 85.900 postos de trabalho. De acordo com o economista Laerte Martins, diretor da ACIC, 38% dos estabelecimentos de varejo estão nos shoppings centers, 35% instalados na região central e 27% na periferia. O faturamento do setor em 2020 foi de R$ 14,9 bilhões.

Programação do “Retail Conference”

Com conteúdo totalmente aplicável aos negócios, o “Retail Conference 2021 – De volta para o futuro, de olho no agora” contará com a participação de palestrantes que possam orientar os varejistas para a aceleração dos negócios por meio da adaptação das empresas ao comportamento atual do mercado. Serão quatro palestras divididas em dois blocos, seguidas de debates, e a apresentação de um case. O evento será bem dinâmico, entre as 14h e as 18h. 

Eduardo Yamashita, sócio-diretor da Gouvêa Ecosystem, a maior consultoria especializada em varejo da América Latina, falará sobre “Ecossistemas de negócios: conheça o modelo de organização que está mudando o consumo e o varejo no mundo”. Yamashita apresentará o novo modelo de negócios do varejo de forma a impactar e ajudar no desenvolvimento do pequeno e médio varejista.

                       

       Livia Lampert                                        Eduardo Yamashita

Livia Lampert, gerente de Marketing e Produtos na KingHost, terá como tema “Como explorar sua presença digital e ter mais resultados''. A proposta é mostrar como a maior presença digital gere mais resultados, apresentando ferramentas e a prática de como fazer, por meio de estratégias. Também apresentará quais canais utilizar e como conectá-los ao site da empresa, qual a melhor comunicação e a melhor forma de usar as promoções. Na sequência, haverá debate sobre esse tema, mediado por Sandra Farina, da Latam Field Marketing Genesys.

Sandra Farina

Já a palestra de Maristela Pelágio, especialista em Clima e Engajamento na Pulses será focada na “A experiência do colaborador no futuro dos negócios: como aumentar o engajamento de sua equipe na prática”. Maristela abordará estratégias para que as empresas possam melhorar o clima organizacional e o desempenho dos seus funcionários para diminuir a rotatividade e engajar os colaboradores para que produzam mais.

                  

Maristela Pelágio                  Alessandro Gil

A quarta palestra será proferida por Alessandro Gil, CRO, (chief revenue officer, ou, em português, diretor de Receita) da Linx Digital, empresa líder e especialista em tecnologia para o varejo. O tema será “Aquisição de clientes: como ampliar sua receita através de novas oportunidades”. Com mais de 20 anos de carreira e experiência em e-commerce e em estratégia de expansão de negócios, Gil discorrerá sobre os canais de aquisição de novos clientes, omnichannel e sobre como buscar novas receitas. Gustavo Pisani, head de e-commerce e digital na FCamara, mediará o debate sobre o tema.

                      

  Gustavo Pisani                             Rodrigo Albuquerque

Para encerrar, Rodrigo Albuquerque, fundador e CEO do Grupo Brasil Pet, apresentará o case “Brasil Pet: como nasce umas das maiores redes organizadas e profissionalizadas de pequenos e médios varejistas do Brasil”. Por meio do exemplo da Petland, principal empresa do Grupo e maior rede de petshops do Brasil, com mais de 100 lojas distribuídas em sete estados, Albuquerque, que foi também o fundador da Brava Investimentos, eleita três anos depois como uma das maiores operadoras de câmbio da XP Investimentos, focará em alternativas para que comerciantes de pequeno porte possam se desenvolver e alavancar seus negócios.

Serviço:

Retail Conference 2021 – De volta para o futuro, de olho no agora

Quando: 20/07/2021, das 14h às 18h

Onde: 100% online (restrito aos inscritos)

Quanto: gratuito

Inscrições: Retail Conference

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE