Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Evento da Aicita pelo Outubro Rosa emociona ao abordar a resiliência Caixa de entrada

Notícias 08 de outubro de 2021

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita), através de seu Conselho da Mulher Empreendedora, promoveu na noite de ontem (07/10/2021) o evento Eu Venci!, em homenagem ao Outubro Rosa, de conscientização para o controle do câncer de mama, que desta vez destacou a importância de se tratar da saúde da mulher além dos exames.

O evento apresentado pela consultora Debora Giani abordou a resiliência através das convidadas: Tatiana Rostaiser Petti, falando sobre obesidade; Livia Ceccon de Oliveira, sobre maternidade solo; Márcia Tescarollo, sobre expansão dos negócios; Alexia Gonzales, sobre reinventar os negócios; e Ana Flávia Silva, sobre preconceito racial; sendo mediado pela psicoterapeuta Tais Boza.

Essa foi apenas a temática de cada uma, cujas histórias envolveram outras superações e emocionaram as cerca de 60 pessoas que compareceram por cerca de duas horas no Auditório Ivan Nunes Simões, da Aicita.

 

Fases e escolhas

Tais anunciou que existem cinco fases do processo de entendimento frente à uma adversidade: negação, revolta, negociação, reclusão – inclusive, ensinou uma técnica para sair desta fase – e integração. Cada convidada compartilhou o depoimento conforme as fases iam sendo anunciadas, destacando pilares importantes, como leveza, família, valores, gratidão e representatividade.

Em sua conclusão, a psicoterapeuta, que complementou o nome do evento para “Eu Venci! E continuo vencendo”, destacou o comportamento que une todas as histórias: a resiliência. Passou o dado de que somente 20% das pessoas nascem resiliente, o restante se torna. “A resiliência pode ser desenvolvida, aprendida. É um termo um tanto quanto novo dentro da Psicologia, na década de 1970 começaram os estudos. (...) A grande sacada do resiliente é aprender com o erro. Ele volta melhor e mais forte. Cada escolha é uma renúncia. E para o resiliente, isso é muito claro, que as escolhas são acertadas e o que está renunciando é muito menor do que o que está ganhando”, destacou Tais, antes de finalizar com a canção Tá Escrito de Xande de Pilares.

 

Incentivos

Membros do Conselho da Mulher Empreendedora, idealizador do evento, marcaram presença: a vice-presidente da Aicita, Adriana Gotardo Bugi, e as diretoras Ana Teresa Penteado Garcia, Liciana Cabral Simões Alegre e Marilsa Calvi Franco Penteado, além da gerente executiva Sandra Bredariol Jericó.

“Super comovente. Realmente as convidadas homenageadas têm histórias maravilhosas para contar e resiliência que impulsiona todas que passaram por algum problema e que tem alguma dor e sofre toda vez que toca naquele assunto. Difere do Outubro Rosa, pois fala de diversos males que as pessoas têm que se curar, de dores da alma, emocionais e nos ajuda a encontrar saídas para as dificuldades maiores”, declarou Adriana.

Para Liciana, as histórias são exemplos. “Quando vemos algumas pessoas expondo o que aconteceu com elas e como superaram, a gente também entende que ‘não estou sozinho neste mundo’ e que conseguirmos superar várias coisas. Foi sensacional!”, elogiou. Marilsa também elogiou. “A gente acertou muito de fazer este tipo de evento. Todo mundo se reconheceu em alguma fala um pouquinho e tirou o foco do sofrimento. Depois que supera, vence e conta tudo que passou, é muito incentivador. Todo mundo fala ‘se ela conseguiu, eu consigo!’. Foi espetacular!”, destacou.

 

Mimos

Os presentes foram recepcionados com uma decoração com flores prevalecendo tons rosas e uma mesa de doçura, com balas, chicletes e bombons cor-de-rosa, acompanhados do refrão da canção Eu Venci, também de Xande de Pilares. Uma das balinhas continha uma etiqueta da Aicita e a mensagem do evento “Eu Venci! E você também pode vencer!”. A Equipe Aicita também estava vestindo rosa.

Ao final do evento, foram realizados sorteios com presentes de parceiros e amigos: Colégio Objetivo/Unip, Dry All, Exame Laboratório, Farmácia Raízes, Mocambo Imóveis, Orthocenter, Retífica Itatiba, Simões & Cabral – que ofereceu uma suculenta a cada participante, A Botica, Artelassê e Karina Saab Flores e Decorações. As convidadas foram presenteadas com um exemplar de Além dos Secos e Molhados, livro da Aicita que retrata a trajetória do comércio da cidade.

 

Texto: Tatiana Petti/Aicita

Fotos: 1-5 Tatiana Petti/Aicita; 6 Erika Ferreira/Aicita; 7 Mariana Cosenza/Aicita

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE