Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Empresas consideram o Dia do Consumidor a Black Friday do primeiro semestre

Notícias 14 de março de 2024

 

Empresas consideram o Dia do Consumidor a Black Friday do primeiro semestre

O Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, tem se tornado uma espécie de Black Friday do primeiro semestre, de acordo com levantamento da Athon Ensino Superior, a pedido da Associação Comercial de Sorocaba e Distrital Votorantim (ACSO).

O Dia do Consumidor surgiu nos Estados Unidos, em decorrência de discurso do então presidente John Kennedy, em 1962, no qual ressaltava a importância dos direitos do consumidor. No Brasil, a Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor) tornou-se um extraordinário marco de valores orientados pelos princípios éticos da boa-fé, da transparência, da publicidade nas relações entre consumidores e comerciantes.

Pelas ações promovidas pelo comércio, o Dia do Consumidor passou a fazer parte do calendário de compras dos consumidores. Em alguns segmentos e, principalmente, no e-commerce, se tornou a segunda data comercial mais relevante, atrás apenas da Black Friday. Algumas empresas consideram o Dia do Consumidor como sendo a Black Friday do primeiro semestre de cada ano.

Assim como a Brack Friday, ele não se restringe a um dia e sim a toda semana, na qual o dia 15 de março está inserido e, para algumas empresas, vai além desse período. A oferta de vantagens que empresas oferecem, como frete grátis, condições de pagamento especiais, pontos extras em programas de fidelidade, cashback e garantia estendida gratuita, criam diferenciais atrativos para os clientes.

Logicamente, a troca de produtos defeituosos, promoções e propagandas honestas, produtos entregues no prazo e atendimento atencioso formam um conjunto importante que melhora o relacionamento com os clientes e com a marca. Como caminho para melhorar a relação com os clientes é fundamental entender o seu comportamento, oferecer diversidade de canais de comunicação, treinar a equipe de atendimento.

Em 2023, a Neotrust realizou levantamento, que mostrou que o período do Dia do Consumidor apresentou as categorias de produtos que mais geraram faturamento. Na ocasião, foram: Eletrodomésticas, Telefonia, Eletrônicos, Informática e Móveis, e com relação ao número de pedidos, os segmentos de destaque foram: Moda e Acessórios, Saúde, Beleza e Perfumaria, Alimentos, Bebidas e Utilidades Domésticas.

Pontos relevantes

Para se preparar e para melhorar as vendas decorrentes do Dia do Consumidor, principalmente para as empresas que usam o e-commerce, segue um check list para lembrar, naquilo que couber, pontos relevantes a serem observados: busquem oferecer promoções atrativas; invista no visual da loja; monte uma vitrine que os produtos chaves tenham destaque; lembrar que o atendimento de qualidade é muito importante; a divulgação precisa ser pensada estrategicamente; disponibilize vantagens, como frete gratuito; utilize todos os canais de comunicação; busque a fidelização do cliente, oferecendo descontos progressivos; premie as recompras e ações na entrega; use tags promocionais, na loja física ou on-line, destacando os produtos que estão em oferta devido à data específica; no pós-venda, busque sentir a satisfação pela compra; utilize de promoções relâmpago; valorize os seus consumidores, enviando mensagens e oferecendo brindes para os clientes mais próximos, e, por fim, pense na forma e meios de pagamentos que facilitem para o cliente.

O check list acima serve para lembrar os diversos meios que podem auxiliar os consumidores a se aproximarem da empresa e realizar as compras.

Aproveitar a oportunidade do Dia do Consumidor pode ser mais um espaço importante de consumo que todo comércio pode aproveitar.

 

Sobre a Associação

A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE