Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Discurso de posse do presidente Alfredo Cotait Neto

Notícias 24 de maio de 2019

Alfredo Cotait Neto, asumiu a presidência da Facesp em solenidade que reuniu mais de 1.700 empresários e autoridades federais, estaduais e minicipais, nesta quarta-feira (23/5). No evento, ele proferiu o seguinte discurso:

"Assumo hoje a Presidência da Facesp – Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, ciente dos grandes desafios que irei enfrentar para que possamos voltar a ter o PROTAGONISMO que sempre foi a marca da nossa entidade, num momento de transição que nosso País atravessa.

Seremos a VOZ do empreendedorismo, com o apoio das 420 Associações Comerciais espalhadas por todo Estado e que representam uma força política sempre mobilizada na defesa da livre iniciativa e do desenvolvimento nacional.

GOVERNADOR JOÃO DORIA

Este é um ativo extraordinário de nosso Estado.

Por sua vez, a Associação Comercial de São Paulo, com sua história e tradição, e pelo porte da economia da Cidade de São Paulo, contribui para fortalecer a representatividade da Facesp nos planos estadual e nacional, e exerce importante papel na vida da Capital, através das suas 15 Distritais, gerando polos de convergência, interagindo, PREFEITO BRUNO COVAS, com as Subprefeituras.

Preparar nossas entidades para se manterem atuantes não apenas neste cenário de incertezas e de mudanças, mas para as próximas décadas, é a tarefa que nos cabe neste mandato.

MINISTRO PAULO GUEDES

Estamos saindo de um modelo de dependência do Estado, para uma economia liberal em meio a uma profunda recessão e esgotamento do sistema político da nova república.

É uma mudança de paradigma que irá colocar o setor privado como principal agente do desenvolvimento.

A Medida Provisória da Liberdade Econômica representa um importante passo nesse sentido, ao reduzir o intervencionismo e a burocracia, atendendo aos anseios de LIBERDADE PARA EMPREENDER, defendidos historicamente pelas Associações Comerciais.

O impacto do processo recessivo ainda se faz sentir, especialmente sobre as micro e pequenas empresas, atingidas pela queda das vendas, a burocracia, as dificuldades na obtenção de crédito e pelas altas taxas de juros, que superam em muito a rentabilidade de qualquer negócio.

Tivemos alguns avanços com a aprovação da Reforma Trabalhista, das novas regras do Cadastro Positivo, da criação da Empresa Simples de Crédito, com a participação do nosso companheiro Guilherme Afif Domingos, que tem se dedicado em toda a sua trajetória de vida pública a ajudar as micro e pequenas empresas, além de ser o grande formulador da sustentabilidade do sistema associativo das Associações Comerciais.

SENHORES PARLAMENTARES

O Brasil tem pressa. Os milhões de desempregados, os desalentados, os jovens que buscam o primeiro emprego têm PRESSA.
É preciso reduzir a incerteza que paralisa a economia.

As reformas são necessárias, mas também urgentes.

A Reforma da Previdência precisa ser profunda, com os parâmetros da proposta enviada pelo Governo ao Congresso, pois além de seu impacto positivo sobre as contas públicas e na redução das desigualdades, representa importante sinalização do empenho em busca do equilíbrio fiscal, devolvendo a CREDIBILIDADE necessária para que os investimentos externos, hoje em compasso de espera, retornem ao Brasil.

A Reforma Tributária é a próxima batalha. Uma simplificação tributária se faz necessária para reduzir a burocracia que onera as empresas, bem na linha do modelo liberal. Em complemento defendemos a desoneração da folha de pagamentos para aumentar a COMPETITIVIDADE, reduzir a informalidade com a geração de empregos. Vivemos esses anos todos taxando salários, encarecendo os custos de produção, em vez de taxar o consumo.

Não menos importante e urgente é a Reforma Política, na medida em que a proliferação descontrolada de partidos dificulta a criação de consensos e a formação de maiorias estáveis que assegurem a GOVERNABILIDADE.

Neste quesito pedirei ajuda e orientação para o nosso companheiro Gilberto Kassab, exímio articulador político, que iniciou sua trajetória na nossa Associação, e a quem agradeço pelo seu apoio, que tenho recebido ao longo do tempo.

MEUS COMPANHEIROS DAS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS

Já tive a honra e o privilégio de participar do Congresso Nacional, como representante do meu Estado no Senado Federal, onde aprendi a valorizar sua relevância e sua importância como poder independente e como guardião da democracia.

Confio que o Congresso, hoje sob o comando dos Presidentes Rodrigo Maia e David Alcolumbre, saberá corresponder às expectativas da sociedade, consciente do grave momento que atravessa o Brasil, e aprovará as reformas perfeitamente alinhado com as propostas do Ministro Paulo Guedes, rumo à transição para o modelo liberal.

MINISTRO PAULO GUEDES

Nosso poder de mobilização é a nossa força. Somos mais de 280 mil voluntários associados ao sistema das Associações Comerciais em todo o Estado e estamos prontos para ajudá-lo e apoiá-lo, ocupando as galerias, visitando os parlamentares em seus gabinetes, e de forma ordeira e organizada contribuir para a aprovação das reformas.

Há trinta anos estivemos juntos numa campanha presidencial encabeçada pelo Guilherme Afif Domingos, com romantismo pensando em aplicar nossas ideias liberais.
Passaram-se anos de espera, mas com a vitória do Presidente Jair Bolsonaro temos a esperança, e quem sabe a última oportunidade, sob o seu comando, de colocar o Brasil no caminho do crescimento.

O Brasil liberal que queremos, capaz de gerar empregos e reduzir a dívida social, promovendo a inclusão, exige a participação e colaboração de todos.
Os empresários, tenha a certeza, Senhor Ministro, saberão fazer a sua parte!

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE