Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Dirigente explica a diferença das comemorações

Notícias 15 de setembro de 2021

Visando estimular as vendas no varejo em geral, este ano a Associação Comercial e Industrial de Marília está reforçando a campanha promocional neste mês de Setembro, com a celebração do Dia do Cliente, comemorado anualmente sempre no dia 15 de Setembro, enquanto que no dia 15 de Março o varejo comemora o Dia do Consumidor. Mas qual a diferença entre “Consumidor e Cliente”, para haver a celebração? De acordo com o superintendente da associação comercial mariliense, José Augusto Gomes, tanto faz um dia como o outro, o importante é mostrar “aos clientes consumidores”, que as lojas estão preparadas para bem recebe-los. “Cliente é aquele que frequenta a loja regularmente, enquanto que consumidor compra por necessidade”, comparou o dirigente com mais de 40 anos dedicados a associação comercial. “Ambos são importantes para o lojista”, enfatizou.

 

Instituída em 2003 no Rio Grande do Sul, o Dia do Cliente foi criado para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércios e os consumidores, além de promover mais vendas no mês de Setembro, considerado fraco de apelo comercial, tendo recentemente instituído a “Semana do Brasil”, que pretende criar o mesmo clima, dentro da “Semana da Pátria”, existente com a "Black Friday". “Como forma de retribuir a gratidão aos clientes, muitos comerciantes começaram a promover sorteios, brindes, descontos ou promoções, fidelizando ainda mais a clientela”, comentou José Augusto Gomes que é favorável a celebração do Dia do Cliente que ajuda, de alguma maneira, a atrair consumidores para as lojas em geral. “Nossa campanha este ano tem um tom mais de agradecimento à aqueles que acreditam em nossas lojas, principalmente depois de um período complicado como foi com a Pandemia”, falou José Augusto Gomes.

 

O consumidor, que pode ser uma empresa ou uma pessoa, está à procura de um produto ou serviço. Conforme definido no artigo 2º da Lei 8.078, de 11 de Setembro de 1990, dentro do Código de Defesa do Consumidor, segundo o dirigente mariliense, para o consumidor em geral o mais importante é que o produto ou serviço seja rápido, de fácil acesso e com o menor preço. “Tecnicamente existe diferença, mas ambos são importantes para o varejo, e devemos sempre trata-los da melhor maneira possível, afinal, um consumidor pode se transformar num cliente”, comparou José Augusto Gomes ao mostrar preocupação quando um cliente passa a ser visto como consumidor. “É possível haver cumplicidade entre comprador e vendedor”, ensinou ao sugerir aos lojistas em geral, que passem a enxergar as pessoas que entram na loja sempre como clientes. “Do ponto de vista empresarial o acolhimento é fundamental para se ter consumidores que se transformem em clientes”, disse.

 

Dos 12 meses no ano os meses de Janeiro e Fevereiro são os mais complicados em termos de tema promocional, por causa da “ressaca” nas vendas do Natal, e ainda o advento do Carnaval, por causa dos feriados. “Em Março começamos com as liquidações e o Dia do Consumidor; Abril temos o aniversário da cidade; Maio com o Dia das Mães; Junho é celebrado o Dia dos Namorado; Julho é tido como mês de férias escolares e festas julinas; Agosto com o Dia dos Pais; Setembro com a Semana da Pátria e Dia do Cliente; Outubro existe o Dia das Crianças; Novembro com a "Black Friday" e Dezembro com o fabuloso Natal”, enumerou o dirigente da associação comercial ao lembrar que um dos objetivos da entidade é promover o varejo em geral. “Por isso criamos datas especiais como tema de campanhas mensais”, explicou.

 

LEGENDA – José Augusto Gomes, com mais de 40 anos na associação comercial, explica as diferenças entre as celebrações no varejo

LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Guto 150921

 

#

Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME

Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)

E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br

Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros

Skype: marciomedeiros8020

www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Instagram: eficaz.comunicacao

 

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE