Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Diretoria debate criação de aceleradora de startups

Notícias 29 de setembro de 2021

Integrantes da diretoria executiva da Associação Comercial e Industrial de Marília conversaram por um bom tempo, na última reunião ordinária do grupo, a respeito da criação de uma aceleradora de startups na sede da instituição. “Temos todas as condições possíveis para desenvolvermos este projeto”, defendeu o presidente da diretoria executiva, Adriano Luiz Martins, ao apresentar a ideia e se aprofundar no assunto. “Em nossa reformulação da sede já prevíamos uma área para este trabalho e agora estamos alinhando os conceitos e as práticas necessárias para efetiva-las”, falou o dirigente que observa uma boa receptividade por parte dos dirigentes que acreditam ser uma ótima oportunidade de desenvolvimento empresarial para a cidade e região. “Já estamos preparando a entidade para termos uma aceleradora de startups de forma gradativa”, anunciou.

 

De acordo com Adriano Luiz Martins a reunião foi produtiva, pois, todos saíram mais bem informados sobre o assunto e mais seguros na ideia de assessorar empresas que tenham boas ideias sobre serviços ou produtos. “Normalmente, incubadoras buscam apoiar pequenas empresas de acordo com alguma diretiva governamental ou regional”, começou a explicar. “Aceleradoras são lideradas por empreendedores ou investidores experientes, enquanto incubadoras têm gestores com experiência em mediar o poder público, as universidades e empresas”, falou ao esclarecer a dúvida de alguns entre aceleradoras e incubadoras de empresas. “Aceleração é um termo que vem sendo utilizado para descrever o processo de desenvolvimento e testes rápidos de novos modelos de negócio”, falou. “Em todo o mundo as metodologias de aceleração começaram com a utilização de empreendedores experientes, chamados de mentores, para catalisar o aprendizado de empreendedores iniciantes”, disse ao viver de perto esta experiência. 

 

O vice-presidente da diretoria, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, também esclarece que “Startup” é uma empresa jovem com um modelo de negócios repetível e escalável, em um cenário de incertezas e soluções a serem desenvolvidas. “Embora não se limite apenas a negócios digitais, uma startup necessita de inovação para não ser considerada uma empresa de modelo tradicional”, argumentou ao estudar muito bem o tema, e considerar ser uma excelente forma da associação comercial estimular o empreendedorismo de forma moderna e atual. “Um modelo de negócio é a forma como a empresa gera valor para os clientes”, conceituou ao ser favorável a iniciativa da associação comercial.

 

O presidente da associação comercial diz que as startups são pequenas empresas que buscam resolver um problema de determinado grupo social por meio de tecnologia e inovação. “Elas crescem em ritmo acelerado, geram lucros inigualáveis e possuem baixo custo de manutenção”, comentou ao conhecer modelos no Brasil e no exterior, ao citar a inovação, a pouca burocracia, a escalabilidade, custos baixos e muito planejamento e pesquisa como algumas características das startups. “No Brasil a PagSeguro, Nubank, iFood, Loggi, Stone e tantas outras, são exemplos de sucesso de startups que deram e dão certo”, exemplificou o dirigente mariliense ao acreditar no projeto a ser desenvolvido pela associação comercial de Marília. “Vamos caminhar nessa direção”, anunciou.

 

LEGENDA – Diretoria faz planejamentos para aceleradora de startups na própria sede da entidade

LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Diretoria 280921

 

#

Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME

Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)

E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br

Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros

Skype: marciomedeiros8020

www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Instagram: eficaz.comunicacao

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE