Aconteceu na última quinta-feira (15), na sede da Associação Comercial e Industrial de Assis, a primeira reunião entre os 19 diretores executivos de associações comerciais, da Região Administrativa de número 15, da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
De acordo com o vice-presidente da federação paulista, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, as reuniões entre as 19 associações comerciais que fazem parte da região, se encontrarão de forma alternada, sendo uma reunião entre presidentes, diretores e executivos e outra reunião somente com diretores executivos. “Fizemos recentemente um encontro com todos, na cidade de Tupã, e desta vez, pela primeira vez, somente com os executivos”, explicou o vice-presidente da Facesp que acredita sendo desta maneira mais proveitoso, com assuntos específicos dos mais diversos.
Carlos Francisco Bitencourt Jorge acredita que sendo encontro diferentes, os assuntos passam a ser mais específicos. Neste encontro realizado em Assis muito foi falado sobre a gestão das entidades, produtos e serviços em andamento, bem como o início de um estudo no sentido de traçar um perfil regionalizado sobre as demandas de cada associação comercial. “Neste encontro bimestral procuramos discutir assunto mais técnico do dia a dia da entidade”, falou.
“Desta forma vamos desenhando um perfil regional em que podemos potencializar determinados produtos e serviços oferecidos pela própria federação”, disse o vice-presidente entusiasmado com o encontro que acontecerá em locais rotativos, sempre numa sede de associação comercial diferente. “Nos dois encontros programados, cada associação comercial da região terá a oportunidade de sediar os encontros, seja com os diretores e presidentes, como a dos executivos”, falou.
Nos encontros que estão acontecendo desde fevereiro, quando assumiu a vice-presidência da Facesp, Carlos Francisco Bitencourt Jorge tem procurado, aos poucos, conversar sobre a padronização dos estatutos, bem como a semelhança nos períodos de contratos com fornecedores. “A ideia é que todas as associações, num futuro, tenham o mesmo período de gestão com três anos, e os contratos tenham a validade no mesmo período”, explicou. “Desta forma fica mais fácil a discussão e principalmente as negociações”, acrescentou o vice-presidente da federação que sempre defendeu as semelhanças de gestão entre as associações comerciais, apesar de reconhecer a realidade diferente uma da outra. “Sempre quando falamos no coletivo fica mais fácil em todos os sentidos”, defendeu.
Com o propósito de valorizar cada associação comercial filiada à Facesp, nos encontros que acontecem o anfitrião sempre preside a reunião, sendo assessorado pelo vice-presidente e pelo representante do comitê gestor da federação, Carlos Francisco Bitencourt Jorge e José Augusto Gomes, respectivamente. “Essa deferência se deve, pois, cada representante do nosso sistema é importante dentro do processo e habituado à condução de reunião de trabalho”, falou ao acompanhar os trabalhos deste último encontro, coma condução de Fernando Rocha, diretor executivo da Associação Comercial e Industrial de Assis. “Um toque diferente de cada encontro, afinal, cada um tem uma maneira própria de conduzir a pauta dos trabalhos”, falou.
Fonte: