Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

DIA DOS NAMORADOS Lojas em Pompeia abrem sábado, dia 11, até às 15 horas

Notícias 02 de junho de 2022

Dentro das festividades comemorativas ao Dia dos Namorados, celebrado sempre no dia 12 de junho, que este ano será num domingo, as lojas do comércio de Pompeia estão mobilizadas para concentrarem os atendimentos no sábado, dia 11, até às 15h, que antecede a comemoração. “Acredito em um bom movimento entre as lojas, porque o varejo vive uma expectativa positiva com a retomada da economia”, falou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, Rinaldo José Traskini, ao observar as vendas em fevereiro do varejo restrito (que não inclui veículos e material de construção) e do ampliado (que consideram todos os segmentos) apresentaram alta de 1,3% e 0,3%, respectivamente, em relação ao igual mês de 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Uma tendência positiva para os meses seguintes”, acredita.

 

Segundo a pesquisa do IBGE no acumulado em 12 meses, os volumes comercializados também mostraram aumentos de 1,7% e 4,8%, respectivamente, superiores aos observados na leitura anterior. A tendência para o restante do ano dependerá da situação do emprego e da trajetória da inflação que, além de afetar a renda disponível para o consumo, determina a evolução das condições do crédito, de acordo com análise dos economistas do Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que faz um trabalho neste sentido com uma grande quantidade de consumidores e comerciantes, por ser a maior cidade da América do Sul.

 

Rinaldo José Traskini acredita que o movimento para o mês de junho, com o Dia dos Namorados, vai ajudar a melhorar a situação. “O Natal não foi tão ruim e o Dia das Mães foi animador", falou em tom otimista. “Creio que o Dia dos Namorados sinalizará algo positivo, nos fortalecendo para o Dia dos Pais, Dia das Crianças e "Black Friday" que, segundo as tendências, serão melhores de movimento”, opinou o dirigente de Pompeia, ao considerar importante o impacto positivo sobre o varejo que deverá trazer a injeção de recursos oriundos do saque do FGTS, da antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas, e da ampliação do crédito consignado para a população de baixa renda. “São detalhes que vão ajudar o comércio de uma forma direta ou indireta”, disse o presidente da associação comercial de Pompeia.

 

Para Rinaldo José Traskini o comerciante é sempre otimista, sempre acreditando que a próxima venda será melhor. “É acreditando em melhorias nas vendas que o comércio consegue superar as adversidades”, elogiou ao acreditar numa elevação nas vendas deste ano para o Dia dos Namorados, pouco superior aos cinco por cento do comparativo com o mesmo período do ano passado, que foi fraco em razão do período intenso da pandemia. “O relaxamento atual é animador, mas é preciso ver que o poder de compra do consumidor está fragilizado”, alertou ao apontar a elevação dos juros, o aumento da carga tributária e as ameaças do desemprego como preocupantes. “E ainda vivemos um ano eleitoral que é sempre de se desconfiar”, alertou.

 

LEGENDA – Rinaldo José Traskini, presidente da associação comercial de Pompeia, na esperança de boas vendas no mês de junho

LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Rinaldo 020622

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE