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Cresce número de consumidores que poupam acima de R$ 50 para os filhos

Notícias 11 de outubro de 2018

Pesquisa foi realizada pela Boa Vista SCPC, empresa parceira da ACISC

A Boa Vista SCPC, empresa parceira da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), realizou uma entrevista para identificar a percepção dos brasileiros sobre a importância da educação financeira com crianças e adolescentes, e os dados revelam que os consumidores estão cada vez mais envolvidos com o tema.

Pouco mais da metade (51%) dos entrevistados afirma poupar para os filhos. Destes, 62% dizem guardar mensalmente acima de R$ 50, o que representa um aumento de 9 pontos percentuais (p.p.) na comparação com o ano anterior. 85% dos consumidores acreditam ser muito importante a orientação financeira para jovens e adolescentes. Este mesmo percentual acredita ser importante que desde criança se aprenda a lidar com dinheiro.

De acordo com a pesquisa da Boa Vista, os investimentos são feitos da seguinte forma:
· 65% dos pais alegam economizar para ajudar nos estudos, como, por exemplo, pagar a faculdade dos filhos.
· 15% afirmam poupar para a compra da casa própria.
· 13% para outras finalidades, como aposentadoria, previdência e independência financeira.
· 4% e 3% são para tratamento médico e compra de carro, respectivamente.

A poupança ainda é a favorita na hora de investir para os filhos (61%). Aplicações em fundos, ações ou CDB são outras modalidades recorrentes para 6% dos pais, quando indagados onde aplicam os recursos para as crianças. Previdência Privada e Títulos de Capitalização também são alternativas para 10% e 7% dos entrevistados, respectivamente. A imagem abaixo contém os detalhes.

E como fazem na prática para que isso aconteça? 66% costumam conversar e explicar o que é, como se ganha e para que serve o dinheiro. Outros 31% estimulam a criança por meio da economia da mesada ou semanada e 3% alegam que a escola onde a criança estuda tem este tipo de orientação.

Em média, 23% dos consumidores costumam dar mesada ou semanada. Entre 2017 e 2018, este percentual aumentou em 4 pontos percentuais (passando de 23% para 27%). 93% dos consumidores que adotam a prática da mesada utilizam o dinheiro. Apenas 6% adotam o cartão, e destes, 71% o consideram uma boa ferramenta para organização das despesas.

64% dos que já dão mesada ou semanada fazem justamente para estimular a educação financeira. 25% para prover recursos para a alimentação e 11% como uma forma de recompensa por bom comportamento.

A pesquisa também perguntou se substituiriam o tradicional presente do Dia das Crianças por um investimento. 58% não substituiriam o presente por uma modalidade de investimento. 42% substituiriam, e destes, 67% optariam pela poupança. 11% por fundos, ações e CDBs. 9% previdência privada. 6% título de capitalização e 7% outros tipos de investimentos.

Para auxiliar na tarefa de falar de dinheiro com as crianças, a área de Serviços ao Consumidor da Boa Vista lançou a cartilha de educação financeira infantil “Você sabe de onde vem o dinheiro?”. Para baixar o material acesse: www.consumidorpositivo.com.br.

FRANCELINE SOUZA - MTB: 75998/SP
Departamento de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC)
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