Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Clube de Leitura do CMEC mostra que mulheres buscam transformação por meio de conteúdo intelectual

Notícias 19 de fevereiro de 2024

O hábito de ler um livro físico, comportamento deixado de lado pela Geração Z (nascidos a partir de 1995 até 2010), tem ganhado força entre as pessoas que empreendem e buscam desbravar campos intelectuais. Estudos provam que o desenvolvimento psicomotor por meio da leitura amplia os horizontes cognitivos e fortalecem a mentalização, a disciplina e, obviamente, o conhecimento.

 

Para mostrar que o hábito é saudável e vale a pena, impulsionando outras pessoas a aderirem à prática, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), grupo ligado à Associação Comercial de Sorocaba e Distrital Votorantim (ACSO), retoma, nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, a prática iniciada no ano passado e o proveito do consumo da literatura por meio do Clube de Leitura, atividade voltada às mulheres empreendedoras e associadas da instituição.

 

Até o final do ano de 2024, cada sexta-feira, durante uma hora, será agenda das mulheres que buscam ampliar o conhecimento e debater ideias e propósitos, sempre pautados no conteúdo de um livro. “São sugestões [de leitura] com temas relacionados ao crescimento empresarial. As empresárias [participantes do CMEC] adquirem ou baixam um e-book do livro sugerido”, ressalta Adriana Cruz, uma das conselheiras responsáveis pelos encontros.

 

Conforme ela, um dos propósitos do CMEC é justamente “investir tempo em leitura”. “Para todo problema que existe, tem um livro escrito. O livro nos abre possibilidades, então tomamos a decisão de oferecer o estímulo à leitura por meio desses encontros semanais. São encontros dinâmicos, objetivos e construtivos”, destaca Adriana Cruz.

 

Para Elaine Pazini, outra conselheira responsável pelo Clube de Leitura, os encontros servem para, “além de estimular o raciocínio, melhorar o nosso vocabulário”. “A leitura amplia o nosso conhecimento sobre vários assuntos e desenvolve a comunicação, além de termos um senso mais crítico, desenvolvendo a criatividade”.

 

A conselheira lembra, ainda, que o Clube de Leitura leva o conhecimento ao empreendedorismo feminino, “compartilhando experiências e o aprendizado gera a troca de conteúdo, ampliando as visões, por ângulos diferentes”. “Esse é o foco do nosso programa”, diz Elaine Pazini.

 

O primeiro livro que o grupo terá para debater será ‘Mini Hábitos: como alcançar grandes resultados com o mínimo esforço’, de Stephen Guise, que mostra que o esforço diário “é muito melhor do que não fazer nada”. Com base em pesquisas da neurociência e da psicologia comportamental, o autor desenvolve estratégias não convencionais sobre a importância da força de vontade nos planos de ação, e reforça a necessidade de aprendermos como nosso cérebro funciona para que um bom hábito se estabeleça de forma permanente.

 

 

Sobre a Associação

A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE