Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Carnaval de rua de SP puxa alta de 3,1% nas vendas à vista, segundo Associação Comercial

Notícias 16 de fevereiro de 2018

São Paulo, 16 de fevereiro de 2018. O Carnaval de rua paulistano caiu no gosto dos foliões. E isso refletiu nas vendas do comércio, conforme registra o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) referente à primeira quinzena de fevereiro de 2018. O movimento das vendas à vista aumentou 3,1% em relação à primeira quinzena de janeiro (com igual número de dias úteis). Já nos últimos três anos, as vendas à vista caíram em média 3% no mesmo período.

Para Emílio Alfieri, economista da ACSP, o Carnaval alterou a sazonalidade do varejo da capital. “Neste ano, de forma inédita, o Carnaval de rua conseguiu reter grande parte dos paulistanos na cidade, o que beneficiou segmentos como alimentos, bebidas, vestuário e adereços”.  

Na contramão, as vendas a prazo recuaram 6% nos primeiros quinze dias de fevereiro (sobre igual período de janeiro), em função da base forte de comparação: janeiro contou com megaliquidações, que impulsionaram a aquisição de bens duráveis de maior valor.

A média dos dois sistemas (à vista e a prazo) foi de queda de 1,5%.

Variação interanual

No contraste com o mesmo período de 2017, a primeira quinzena de fevereiro de 2018 registrou leve queda de 0,1% nas vendas à vista, em razão do dia útil a menos. “Tivessem as duas quinzenas a mesma quantidade de dias úteis, as vendas à vista teriam fechado no azul”, diz Alfieri.

Já as comercializações a prazo cresceram 6,4%, puxadas pelos bens duráveis (como móveis e eletroeletrônicos). Os juros menores estimularam a compra desses itens ? em fevereiro de 2017, por exemplo, a Selic era 12,25%, enquanto neste ano era de 7% no início do mês.

“Esses números são uma fotografia do momento. Somente no fechamento do mês é que saberemos o desempenho de fevereiro, até porque no ano passado o Carnaval foi na segunda metade do mês”, frisa o economista da Associação.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal, da ACSP, com amostra fornecida pela Boa Vista SCPC.

 

 

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 123 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE