Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Caravana Jovem Aprendiz Paulista chega a Sorocaba em evento na ACSO

Notícias 24 de novembro de 2023

A Caravana Jovem Aprendiz Paulista, ação que visa mobilizar e apresentar aos micro e pequenos empresários as vantagens na contratação de aprendizes, estará na região nesta terça-feira, dia 28, às 9h30, com apresentação das atividades na Associação Comercial de Sorocaba (ACSO). Qualquer munícipe, associado ou empresa pode participar. Basta fazer a inscrição pelo site www.acso.com.br/palestras.

 

Representantes de instituições parceiras, como Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis), Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Seconci (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo) e Prefeitura de Sorocaba participam do evento.

 

“O governador Tarcísio teve o desafio de incentivar o micro e pequeno empreendedor a contratar um aprendiz. O Estado assume o custo com a qualificação, e os empreendedores só vão arcar com o salário-mínimo/hora e encargos favorecidos, então é vantagem para a micro e pequena empresa ter pelo menos um aprendiz, que tem a oportunidade de trabalhar com registro na carteira perto de onde mora e estuda, e adquirir experiência e conhecimento. Uma grande empresa não está em qualquer esquina, mas uma micro e pequena empresa está”, comenta o secretário de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos.

 

A Caravana detalha os benefícios do programa ao micro e pequeno empresário, tais como a capacitação do aprendiz totalmente custeada pelo Estado, recolhimento do FGTS ser menor que o habitual (apenas 2%), isenção de verbas rescisórias, acompanhamento técnico durante o processo seletivo e todo trâmite de contratação via plataforma do Estado, amparado pela Lei do Aprendiz (10.097/2000).

 

Os empreendedores presentes contarão com apoio técnico para o cadastramento de suas vagas e conhecerão a plataforma de intermediação de mão de obra georreferenciada, que identifica os jovens mais próximos do endereço das empresas interessadas. Ao priorizar essa proximidade entre empresa e aprendiz, a iniciativa fomenta a economia local, amplia a conexão entre empreendedores e a comunidade, além de reduzir custos com transporte e tempo de deslocamento.

 

O presidente da ACSO, Hygor Duarte, destaca a importância do evento. “Tornar a sua empresa mais jovem e diversificada, combater o trabalho infantil, desenvolver jovens a partir dos valores do seu negócio e ainda contar com incentivos fiscais... Essas são algumas das vantagens de se contratar um jovem aprendiz”.

 

“Esse processo de aprendizagem é importante e altera a trajetória do jovem. Tenha certeza que, ao contratar um aprendiz, você não está somente oferecendo uma vaga de trabalho, tem a condição de mudar o futuro dele”, afirma a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Juliana Cardoso.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE