Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Câmara Técnica “Cidadania” finaliza seu planejamento e propõe projeto com bairros da cidade

Notícias 12 de maio de 2022

O Conselho Gestor do Multiplic, nesta terça-feira, 29, aprovou mais um planejamento de Câmara Técnica, dessa vez com a vertente ‘Cidadania’ e que foi oriunda dos integrantes do Eixo de Educação. 

Assim, após quatro meses de trabalho, a Câmara Técnica “Cidadania” teve sua proposta final submetida à aprovação do Conselho Gestor, sendo aprovada com êxito. O cerne do projeto tem foco nas pessoas e na importância de sua participação para melhora do lugar em que vivem, com isso segue fielmente os valores impostos na formação do Fórum Multiplic. 

Em seu planejamento, os integrantes propuseram a elaboração do “Plano de Bairro”, onde os participantes serão responsáveis por aprofundar estudos e desenvolver um modelo de plano que atenda as demandas especificas de cada bairro. Como ‘projeto piloto’ foram escolhidos os bairros Orlando Bergamaschi, Mira Ira e Aquarius, e os próprios moradores serão os protagonistas, contudo, contarão com o apoio técnico de profissionais multidisciplinares e engajados no tema. 

Emerson Souza, integrante da Câmara, aponta que esse projeto é importante por unir ideias e informações que não seriam colocadas em pautas de forma isolada. “Esse projeto tem como princípio mostrar a toda população que se trabalharmos de forma organizada, podemos melhorar o local onde vivemos, não só no bairro, mas sim se estendendo a cidade toda e porque não na região, estado e no país. Todos nós temos um pouco a se doar, temos ideias diferentes, pensamentos e visões diferentes, e tudo isso só vem a somar para a melhoria de um local”, complementa. 

Emerson avalia ainda que a importância desse projeto vem somar muito também na vida social do bairro, onde a união da Sociedade Civil Organizada cria uma espécie de vínculo, uma maior humanização nas relações e até mesmo com uma sensação familiar. 

Todavia, o projeto abrange também outras questões fundamentais no quesito cidadania, como temas urbanísticos, de economia e ambientais. 

Agora Osvaldo Cruz conta com a sugestão de um modelo que poderá ser replicada em todos os bairros, além dos iniciais, como aponta Dr. Claudio Tonol, presidente do Multiplic. “Esperamos inspirar outras pessoas a tomarem um papel de protagonistas como construtores de uma nova história dentro da sua localidade. Queremos que sigam esse modelo e que não fiquem parados aguardando simplesmente, mas que possam agir de forma organizada. Gostaria de destacar a importância das pessoas para as propostas do Multiplic. É relevante termos cada vez mais pessoas se integrando, trazendo conhecimento, experiência e força de vontade porque assim conseguiremos atingir nossos objetivos e buscar um futuro melhor.” 

Como irá funcionar o Projeto da Câmara Técnica Cidadania? 

Everton Cardoso, responsável pela Consultoria Técnica da TreinaCons, conta sobre as etapas concluídas e as que ainda irão acontecer. “Na primeira etapa, o foco total foi em estudar experiências pré-existentes e em desenvolver o nosso modelo. Agora, iniciaremos um novo ciclo de trabalho, ou seja, a construção do “Plano de Bairro – Orlando Bergamaschi / Mira Ira / Aquarius”. Em breve, iniciaremos mobilizações para convidarmos mais pessoas a assumirem o protagonismo e multiplicarem com a gente”, explica o responsável. 

Com o objetivo claro de identificar lideranças e mobilizar as pessoas para o levantamento das demandas locais e a busca organizada por soluções, os integrantes darão andamento seguindo um protocolo de fases, entre o diagnóstico das demandas, propostas de melhorias e soluções e acompanhamento, todas elas sendo conduzidas por profissionais habilitados. 

Segundo Everton, ainda é importante frisar que o modelo estará disponível para a mobilização de comunidades de outros bairros.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE