Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

CACB apresenta minuta do Programa Empreender a Federações

Notícias 05 de maio de 2022

No dia 3/5, as Federações do Sistema CACB foram convidadas para conhecer a minuta do novo edital do Programa Empreender. Em reunião virtual, a CACB apresentou as condições de apoio às demandas das empresas vinculadas aos núcleos setoriais e às ACEs. A atividade prevê a aplicação de R$ 10,7 milhões.

Na reunião, os representantes das Federações do Mato Grosso do Sul (Faems), de Minas Gerais (Federaminas), do Pará (Faciapa), do Rio Grande do Norte (Facern), do Rio Grande do Sul (Federasul), de Santa Catarina (Facisc) e de São Paulo (Facesp), tiveram a oportunidade de questionar e fazer sugestões em relação às regras do edital elaborado pela Confederação.

O superintendente da CACB, Carlos Rezende, fez uma breve apresentação sobre a última edição do programa, o Empreender Competitivo 2017-2021, que atendeu 2.216 empresas por meio de 93 projetos. Os resultados do projeto foram mensurados por meio de uma pesquisa, que, em duas etapas, identificou o estado inicial das empresas e o estado após a participação no Empreender.

Na elaboração do novo edital, a CACB buscou a melhoria de algumas etapas e processos, como a qualidade das propostas inscritas, os trâmites entre Federações e Confederação e o uso do Portal Empreender, a principal ferramenta a ser utilizada desde a apresentação das propostas até a prestação de contas ao final do projeto.

Algumas mudanças expressivas serão implementadas, como a chamada de projetos, que ficará aberta com prazo indeterminado até o esgotamento dos recursos previstos. Isto é, as Federações e ACEs podem apresentar propostas ao longo de todo o processo, até segunda ordem da CACB.

Além disso, na nova edição, as empresas agrupadas não precisam integrar necessariamente núcleos setoriais, basta que estejam vinculadas à entidade empresarial e cadastradas no Portal do Empreender.

Outra mudança é que as ações, além de passar pela avaliação da CACB, deverão ter o endosso do Sebrae. O objetivo desse processo é evitar a duplicidade ou a sobreposição de ações já promovidas pelos Sebraes estaduais.

Empreender 2022

Com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios das micro e pequenas empresas brasileiras por meio das entidades empresariais, a nova edição do Empreender irá se dividir em três grandes eixos: melhorar a representatividade das entidades; fortalecer as MPEs por meio do associativismo e melhorar a competitividade dos pequenos negócios.

Até fevereiro de 2024, o Empreender tem como metas apoiar a criação de 730 núcleos setoriais, o atendimento a cerca de 2.400 empresas, além do desenvolvimento de 65 projetos de federações ou associações comerciais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Segundo o superintendente, a CACB seguirá com a sinergia entre Empreender e AL-Invest, o maior programa de cooperação da União Europeia na América Latina, que conta com a participação da CACB no consórcio da nova edição, intitulada AL-Invest Verde.

Próximos passos

Até a sexta-feira (6/5), as Federações do Sistema CACB poderão se manifestar em relação à minuta do Edital, que foi enviada por e-mail (natalia.rodrigues@cacb.org.br)

A CACB submeterá a minuta à aprovação do Sebrae e, em seguida, procederá o início das atividades.

Fonte: CACB

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE