Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Banco de Currículos da ACE Batatais auxilia centenas de trabalhadores na busca de vagas de emprego

Notícias 26 de janeiro de 2024

As empresas associadas que precisam contratar novos colaboradores têm acesso a mais de 900 currículos profissionais

O Banco de Currículos da ACE Batatais, que completará quatro anos de operacionalidade, vem cumprindo um papel importante junto à população e às empresas associadas, auxiliando pessoas que buscam uma oportunidade de trabalho e também as empresas que abrem vagas de emprego e utilizam a ferramenta da entidade para acessar os mais de 900 currículos cadastrados, com um sistema de fácil acesso, filtros de pesquisa e que permite a abertura de vagas específicas para determinadas funções.

Segundo o gerente executivo da ACE Batatais, Luiz Carlos Figueiredo, o Banco de Currículos é acessado diretamente no sistema de consulta da ACE, criado para auxiliar as empresas a encontrarem profissionais qualificados, pois muitos empresários demonstraram a necessidade de ter essa ferramenta, que funciona como uma espécie de agência de empregos, porém gratuita para nossos associados.

O sistema funciona como uma integração entre o empresário que tem uma vaga de emprego e o candidato que está procurando a colocação no mercado de trabalho. As pessoas interessadas em trabalhar cadastram seus currículos, suas experiências profissionais e suas intenções de trabalho e os empresários cadastram as vagas de emprego e consultam a disponibilidade dos candidatos para a contratação, ou também fazem pesquisas de currículos ativos e disponíveis no sistema.

Escassez de profissionais qualificados

Conforme observa o gerente da ACE, quando uma empresa disponibiliza uma vaga de emprego que pede conhecimento específico sobre determinada área ou função, que exige experiência ou formação técnica, há uma dificuldade de se encontrar candidatos para preenchê-la, o que pode significar escassez de mão de obra qualificada no município.

“Vemos um caso em que uma empresa associada abriu contratação para técnico de mecânica industrial e outra para consultor técnico, duas funções com boa remuneração, mas que exige um certo grau de conhecimento, não teve muitos candidatos, o mesmo aconteceu com a vaga de emprego de soldador, o que é inusitado em uma cidade com tantas empresas do setor metalúrgico”, comentou Figueiredo.

Segundo ele, as novas gerações não estão preocupadas em buscar formação técnica, o que reflete diretamente no mercado de trabalho, que passa a enfrentar a escassez de profissionais ao passo em que os empregos que não exigem qualquer tipo de qualificação ou experiência estão cada vez mais disputados.

“Atualmente, o jovem que se prepara adequadamente, seja com um curso técnico ou de nível superior, dificilmente ficará desempregado, pois as empresas sempre estão necessitando de bons profissionais. Há muitos cursos técnicos gratuitos, como na ETEC Antônio de Pádua Cardoso em Batatais, e em Ribeirão Preto o Senai e o Senac. Há outros que exigem um certo investimento, mas que depois dará retorno. Os jovens que pretendem ter um bom emprego, por regra, tem que buscar qualificação”, finalizou Figueiredo.

O cadastro de candidatos às vagas de empregos, assim como as consultas de currículos por empresários podem ser feitos em qualquer computador com acesso à internet, pela página da ACE Batatais www.acebatatais.com.br , tudo de maneira simplificada e gratuita. Qualquer pessoa pode cadastrar num currículo, porém apenas empresas associadas à ACE têm acesso aos currículos cadastrados.

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE