Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associações Comerciais serão protagonistas no desenvolvimento do projeto Vale do Futuro

Notícias 22 de junho de 2021

As Associações Comerciais do Vale do Ribeira passam a ser protagonistas no projeto Vale do Futuro, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que visa o desenvolvimento social e econômico da região. 

As ACs terão como missão multiplicar as informações sobre o programa e também serão as porta-vozes, no contexto do projeto, das demandas apresentadas pela classe empreendedora, principalmente as micro e pequenas empresas (MPEs). 

A reunião que selou a inclusão das entidades foi realizada nesta terça-feira (22/06), no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual. Participaram do encontro a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), presidentes das ACs que compõe a Região Administrativa 05 - Vale do Ribeira e Litoral (RA - 05) da Facesp, e o coordenador-geral do Programa Vale do Futuro, Marco Aurélio Gomes. 

Gomes detalhou a iniciativa que tem previsão de investimentos, público e privado, de R$ 2 bilhões, os quais comtemplarão quatro eixos principais: gestão sustentável, emprego e renda, qualidade de vida, e infraestrutura. 

Vinte e duas cidades, que formam uma população de 340 mil habitantes, serão beneficiadas de forma direta, porém, o impacto deverá ser sentido em municípios de todo o Litoral.   

“Este é um programa desenvolvido em parceria com a sociedade civil. As Associações Comerciais são as legitimas representantes da classe empreendedora e, desta forma, poderão levar as informações sobre o andamento do projeto e também trazer dados, que nos ajudem a aperfeiçoar o programa”, afirmou o coordenador-geral. 

PARCERIA

O vice-presidente da RA 05 da Facesp, Júpter Darwin Furquim, comemorou o protagonismo das Associações Comerciais. “Nossa rede tem muito a contribuir com o desenvolvimento da região. Somos os representantes de uma classe que tem sofrido muito com a pandemia, mas que está disposta a trabalhar em conjunto com o governo estadual para melhorar a qualidade de vida e gerar emprego e renda no Vale do Ribeira”, disse Furquim, que também preside a Associação Comercial de Juquiá (Aciaju). 

“Este é o maior programa de diminuição de pobreza e desenvolvimento econômico do Estado e um dos maiores do Brasil. As Associações Comerciais passaram a ter um canal direto e precisam aproveitar esta oportunidade, levando o coordenador para falar sobre esta iniciativa e dando a palavra a categoria que faz a economia girar, que são as MPEs”, afirmou Eliseu Braga Chagas, conselheiro do Conselho Consultor da Facesp, e ex-vice-presidente da RA 05. 

O presidente da Associação Comercial de Iguape (Aciguape), Rodrigo Malavazi Aguiar, destacou que as ACs necessitavam desta aproximação com o governo. “Ninguém faz nada sozinho. Sentimos falta desta proximidade e agora temos muito trabalho em conjunto para fazer”, frisou. 

“A atenção dada a Associação Comercial será importante porque iremos levar ao conhecimento do governo os ‘pequenos problemas’ que afetam o comércio. Questões que muitas vezes não precisam de um investimento vultuoso, mas que, quando sanados, trazem grandes benefícios aos municípios”, avaliou o presidente da Associação Comercial de São Vicente (ACSV), Alcides Antoneli. 

Já o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Peruíbe (ACEP), Eduardo Rodenas, elogiou a parceria e adiantou que o governo estadual precisa estudar medidas que minimizem o impacto da pandemia nas cidades turísticas, segundo ele as mais atingidas pela crise da Covid-19. “Ficamos muito satisfeitos com a garantia que seremos ouvidos e que poderemos expressar as dificuldades daqueles que integram a nossa rede”, finalizou.

 

Mais informações:

Cleber Lazo            

Assessoria de Imprensa Facesp

cleber.lazo@facesp.com.br

(11) 3180-3539

 

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 57 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE