Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associações Comerciais reforçam o compromisso com o desenvolvimento do agronegócio no Estado

Notícias 19 de março de 2024

Durante reunião com o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai Filizzola, a Rede de Associações Comerciais reforçou o compromisso de trabalhar em prol do desenvolvimento e do fortalecimento do agronegócio em São Paulo. 

O encontro com o secretário foi realizado na sede da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), nesta terça-feira (19/03), após convite do vice-presidente de Assuntos Institucionais e Governamentais da Facesp, Gilberto Kassab. A reunião contou, ainda, com a participação do superintendente-geral da Federação, Natanael Miranda dos Anjos. 

“O agronegócio é um dos pilares da economia e desempenha um papel essencial no desenvolvimento econômico, na geração de empregos, na inovação tecnológica e na segurança alimentar. Valorizar e investir neste setor é fundamental para o crescimento sustentável do estado e do país”, afirmou o superintendente-geral, que é engenheiro agrônomo e doutorado em Economia Agrícola. 

“Nosso sistema de Associações Comerciais, há muito tempo, já integrou as atividades agrícolas no seu contexto de atuação, defendendo as pautas de interesse, oferecendo soluções inteligentes e buscando fortalecer este setor que desempenha um papel crucial não apenas como uma atividade econômico vital, mas, também, como parte integrante da nossa identidade e da nossa história”, ressaltou Miranda dos Anjos. 

O superintendente-geral destacou que o agronegócio é uma fonte de emprego e renda, assim como o comércio e a prestação de serviço. “Além dos agricultores e dos trabalhadores rurais, há todo um sistema formado por micro e pequenas empresas que atua nas áreas de transporte, logística, processamento, distribuição, venda, estoque, entre outros, que emprega milhares de pessoas”, disse. 

PESQUISA E INOVAÇÃO 

O agronegócio paulista, além do volume que impulsiona a economia, é destaque pelo desenvolvimento de tecnologias avançadas e de práticas inovadoras. As empresas do setor buscam constantemente maneiras de aumentar a produtividade e a eficiência, ao mesmo tempo em que promovem a sustentabilidade ambiental. 

De acordo com o secretário Piai, uma das metas da gestão do governador Tarcísio de Freitas é investir na pesquisa científica. “Além de contratar novos pesquisadores, vamos capacitá-los de forma constante e dar as condições estruturais adequadas. Desta forma conseguiremos manter a relevância da agricultura paulista”, ponderou. 

“Investimentos contínuos em tecnologia, infraestrutura e políticas públicas voltadas para o setor são essenciais para garantir a sustentabilidade e a expansão deste segmento tão fundamental da economia paulista”, finalizou Kassab. 

Kassab, que também é secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, e Piai afirmaram que vão trabalhar, ao lado do governador Tarcísio, para reestabelecer a pujança dos institutos de pesquisa de São Paulo, muito deles seculares, como é o caso do Instituto Agronômico de Campinas. 

“Os institutos têm um importante legado e terão apoio irrestrito para seguirem sendo grandes geradores de conhecimento”, finalizou Piai. 

Mais informações:

Cleber Lazo / Comunicação Facesp

cleber.lazo@facesp.com.br / (11) 4240-8034/ (11) 98340-4952 

SOBRE A FACESP: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 60 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE