Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associação Garcense lembra “prazo para emitir ou regularizar título termina amanhã”

Notícias 03 de maio de 2022

Apesar das muitas divulgações, a Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG- lembra que quem quiser votar nas eleições 2022 tem até amanhã, quarta-feira (4), para emitir ou regularizar o título de eleitor. Esse é o prazo legal para que a Justiça Eleitoral conclua o cadastro de todo o eleitorado apto a votar em outubro.

De acordo com a associação, é importante que os associados e colaboradores se atentem ao prazo, e verifiquem a regularidade da situação, para que possam exercer o direito do voto no pleito que acontece em outubro. 

“Com todas essas questões trazidas pela pandemia, com o isolamento e agora com a preocupação com a dengue e ao mesmo tempo com a retomada da economia, muitos garcenses esqueceram, de certa forma, do título eleitoral, da situação eleitoral. Esse ano tem eleição em outubro e é preciso estar em ordem com a Justiça Eleitoral para votar. Amanhã termina esse prazo e quem não regularizar a situação não poderá manifestar sua posição nas urnas”, lembrou o superintendente da ACIG, Fábio Dias.

Segundo ele, o mesmo prazo vale para quem quiser transferir o domicílio eleitoral, mudando o município onde vota, bem como para incluir o nome social no título de eleitor – no caso de pessoas transsexuais e travestis. A data vale também para idosos e pessoas com mobilidade reduzida solicitarem a transferência do local de votação para uma seção acessível.

Assim como em todo ciclo eleitoral, a busca por regularizar a situação do título tem aumentado com a proximidade do fim do prazo, o que levou à Justiça Eleitoral de diversos estados a ampliar o horário de funcionamento dos cartórios eleitorais. Neste final de semana o Cartório Eleitoral de Garça funcionou em esquema de plantão, no sábado e domingo, dias 30 de abril e 01 de maio.

“Aqueles que não quiserem ir presencialmente nos cartórios, todos os procedimentos relativos ao título de eleitor, incluindo a emissão do documento pela primeira vez, podem ser realizados inteiramente online, sem a necessidade de sair de casa, por meio do Atendimento Online ao eleitor”, disse Dias.

Por meio da internet é possível, por exemplo, pagar multas eleitorais atrasadas e solicitar a revisão de dados no caso de título cancelados. De acordo com a Justiça Eleitoral, mais de 6 milhões de títulos foram cancelados de 2018 a 2021.

Isso pode acontecer, por exemplo, quando o eleitor não comparece à votação nem justifica a ausência por três eleições consecutivas, apesar de se enquadrar nos critérios de obrigatoriedade do voto.

Contudo, quem teve o título cancelado por ter faltado à revisão do eleitorado e à coleta de biometria em seu estado não precisa se preocupar. No mês passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu os efeitos do cancelamento devido à continuidade da pandemia de covid-19. Dessa maneira, os eleitores nessa situação poderão votar normalmente em outubro. 

Para verificar e resolver pendências relativas ao título, o eleitor deverá ter em mãos documentos como cadastro de pessoa física. Em alguns casos é necessário tirar fotos de rosto e de documentos, entre eles RG e comprovante de residência, para solicitar determinados procedimentos. Todas as informações estão disponíveis no portal da Justiça Eleitoral. 

O prazo limite para emitir ou modificar informações relativas ao título de eleitor é decorrente da Lei das Eleições, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes do pleito. Neste ano, a data do fechamento é 5 de maio.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE