Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associação Comercial faz alerta sobre funcionamento do comércio

Notícias 04 de janeiro de 2024

Os feriados em 2024 programados para os dias úteis não estão preocupando os comerciantes em geral, em virtude de boa parte deles ser em fim de semana, não prejudicando a produção ou as vendas. Segundo o presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Carlos Francisco Bitencourt Jorge somente em cinco meses do ano em que os lojistas deverão se preocupar com isso. “Tirando o mês de dezembro que é diferenciado, nos demais meses do ano a sequência do trabalho será tranquila”, disse o dirigente em exercício, ao apontar os meses de fevereiro, março, maio, outubro e novembro como os únicos que terão feriados durante a semana, em dias úteis. “E ainda assim, somente dois deles com feriado prolongado”, apontou o dirigente em tom de alivio, em razão da necessidade do varejo recuperar as últimas perdas com muitas paralisações. 

No mês de fevereiro existem duas datas (Carnaval e quarta-feira de cinzas) que prejudicam um mês, que, mesmo sendo ano bissexto, com 29 dias em fevereiro, o comércio é enfraquecido por isso. “Carnaval nunca contou com um apelo de vendas forte”, disse o superintendente da associação comercial, José Augusto Gomes, ao fazer o alerta de que Carnaval e Quarta-Feira de Cinzas são pontos facultativos e não feriados. “Em Março a “Paixão de Cristo” cairá numa sexta-feira, dia 29”, destacou o dirigente ao acreditar no prolongamento do feriado e a diminuição no fluxo de pessoas entre as lojas. “Em maio será complicado, afinal, dia primeiro cai numa quarta-feira, e esse sim é obrigatório o fechamento das lojas”, apontou ao verificar o Corpus Cristhi, dia 30, numa quinta-feira, e novamente o prolongamento do feriado, incluindo a sexta-feira. “Depois, somente em novembro é que teremos a maior quantidade de feriados”, avisou José Augusto Gomes com o dia 15 (Proclamação da República) numa sexta-feira e dia 20 (Consciência Negra), numa quarta-feira. “O Finados, dia 02, será num sábado”, completou o superintendente. 

Carlos Francisco Bitencourt Jorge defende a importância de empregadores e empregados chegarem num acordo quanto as folgas e o banco de horas. “O calendário anual ajuda neste sentido”, disse o dirigente da associação comercial ao sugerir um planejamento prévio neste sentido. “No entanto é bom lembrar que somente dia 01 de janeiro, dia 01 de maio e dia 25 de dezembro, que são os dias que obrigatoriamente não se abre as lojas, enquanto que o restante o lojista é quem decide se abre ou não”, falou ao lembrar da convenção coletiva de trabalho que estabelece as taxas e compensações a serem pagas, caso o lojista resolva abrir a loja em qualquer outro feriado. “Os feriados municipais, estaduais e federais existem, porém, se o comerciante quiser abrir a loja deve respeitar a convenção coletiva de trabalho”, ressaltou o presidente da associação comercial ao lembrar que este acordo é estabelecido entre os sindicados patronal e dos trabalhadores no comércio. 

Já está disponível no portal eletrônico da Associação Comercial e de Inovação de Marília (www.acim.org.br) o calendário de funcionamento do comércio mariliense para toda a temporada 2024, respeitando os feriados e o desejo do comerciante em geral. Em breve serão confeccionados aproximadamente cinco mil exemplares para serem distribuídos aos interessados. “É importante que o consumidor saiba, afinal, de nada adianta abrir a loja se não houve o cliente”, destacou Carlos Francisco Bitencourt Jorge ao sugerir aos lojistas interessados em abrir a loja no feriado que invista em publicidade pesadamente.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE