Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associação comercial faz 99 anos cheia de história e planos para o futura

Notícias 30 de agosto de 2021

 

Em uma cidade que vai completar 168 anos no domingo (15), quase todas as entidades representativas também são centenárias ou quase isso. É o caso da Associação Comercial e Industrial de Jaú, ACIJ, fundada em 12 de agosto de 1922 e que está completando 99 anos. Tirando a fachada e recepção, com apresentação mais moderna, internamente a sede da entidade remonta há muitas décadas.

Presidida pelo empresário Ademar Borgo, querido pela categoria e por isso mesmo mantido no cargo há vários mandatos, a ACIJ teve como 1º presidente Carlos César, que exerceu o cargo de 1922 a 1932. Documentos de contribuições à entidade feitas naquela época estão expostos até hoje, assim como doações para mantê-la nos primeiros anos de atividade.

O presidente Ademar Borgo (FOTO: Arquivo Pessoal/Reprodução)

“Hoje nossa luta é pela recuperação econômica, depois de toda a dificuldade enfrentada pelo empresariado com a pandemia. Incrementar a economia, retomar os negócios, recuperar os empregos e a renda fazem parte do nosso empenho. Mas também continuamos trabalhando junto aos nossos governantes para reduzir a carga tributária e conscientizar a população sobre o peso dos impostos no dia a dia”, comentou Ademar Borgo.

A equipe da ACIJ: agora, foco no EAD (FOTO: Reprodução HoraH)

A quase centenária ACIJ também faz planos para o futuro, como o projeto da nova e moderna sede na Rua Marechal Bittencourt. Atualizada, a entidade oferece serviços de Consultas Boa Vista, Accredito, Certificado Digital e linhas especiais de crédito para capital de giro, investimentos e outros. “Agora também estamos lançando a Faculdade EAD (Ensino À Distância) do Comércio (FACEP), nota máxima no MEC, com graduação em sistemas para internet e gestões comercial, de logística e RH, sem taxa de matrícula e mensalidades a partir de R$ 129,50”, informou a gerente da ACIJ, Sueli Camargo. “Nosso objetivo é qualificar o nosso associado e também o não-associado de maneira inovadora e inteligente”.

Sala em que fica a galeria dos ex-presidentes (FOTO: Arquivo ACIJ)Auditório ainda preserva a mobília em madeira nobre, feita há décadas (FOTO: Arquivo ACIJ)Outro exemplo de mobília preservada e histórica (FOTO: Arquivo ACIJ) Documento de empréstimo de valor à entidade, na época da fundação (FOTO: Arquivo ACIJ)O 1.o presidente Carlos César (FOTO: Arquivo ACIJ)

Se há um olho focando o presente e o futuro, outro não descuida do passado. Cheia de história, a ACIJ segue rumo ao centenário com respeito e reverência ao passado, construído por comerciantes e empresários preocupados com o crescimento da cidade. Da fundação até hoje já passaram 32 presidentes no comando da entidade, que foi uma das primeiras a ser constituída no interior do estado. “Preservamos nossa história para manter vivos os princípios da representatividade empresarial e do desenvolvimento. Nessa data tão importante, rendemos nossas homenagens aos comerciantes que tanto contribuíram para que Jaú se consolidasse como uma das principais economias da região e de São Paulo”, finalizou Ademar Borgo.

Atual sede, que ocupa o térreo e piso superior em galeria no Centro de Jaú (FOTO: Divulgação)

Parceiros

CACB SCPC Certisign CRDC ACCREDITO