Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associação Comercial é elogiada por auditor sobre modelo de gestão

Notícias 24 de novembro de 2023

Há mais de 10 anos a Associação Comercial e Empresarial de Pompeia passa por auditoria independente para análise contábil e de gestão, como forma de transparência dos trabalhos administrativos realizados anualmente, tanto que a entidade é uma das poucas no Brasil, com a normatização ISO9001:2015. Desta vez o auditor líder da Apcer, Rogério de Aveiro, neste mês de novembro, fez uma ampla análise apontando em relatório de sete páginas, elogios e observações conceituais. “Foi motivo de grande orgulho para todos nós, pois, sabemos que o mais difícil é a manutenção do sistema de gestão e não o início das auditorias”, disse a presidente da associação comercial pompeiana, Marineves da Silva Barros Souza, ao elogiar a diretoria, funcionários, associados e parceiros por conseguir há 11 anos consecutivos a manutenção da normatização internacional.

 

Para o vice-presidente da diretoria, Chikao Nishimura, o fato das auditorias sempre aprovarem as mudanças, as considerações e principalmente as adequações, mostra o quanto a entidade prima pela transparência e seriedade na gestão. “Sempre estimulei este tipo de auditoria nas empresas, pois, o empresariado tem que fazer o que é preciso ser feito e não o que acha que tem que fazer”, disse o dirigente ao parabenizar todos os envolvidos. “A diretoria, os funcionários e os parceiros estão de parabéns por atenderem todas as necessidades organizacionais”, falou. “Nos dias de hoje, com a carga tributária elevada e as exigências legais, não é fácil ser administrador no Brasil”, comentou ao incluir as entidades de classe, como é o caso da associação comercial.

 

De acordo com a gerente administrativa da entidade empreendedora, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, o fato da associação comercial de inúmeros serviços à disposição dos associados, cada um deles precisa ser devidamente identificado e seguir um protocolo de atendimento. “Isso vai tornando o modelo de gestão mais complexo”, disse ao elogiar a intermediação de Michelle Botelho, que acompanha todo o processo de auditoria e normatização da entidade. “Ela é o elo entre a diretoria, funcionários, parceiros e associados”, destacou a gerente administrativa que considera de fundamental importância a manutenção da normatização ISO9001:2015 para todo e qualquer processo administrativo. “Depois de 10 anos passa a ser automática qualquer ação neste sentido”, disse em tom de alívio ao lembrar do início. “Para enquadrar a entidade nos protocolos não foi tarefa fácil”, lembrou a dirigente ao elogiar, novamente, toda a equipe de trabalho envolvida nos procedimentos de normatização.

 

Rogério de Aveiro esteve analisando todos os documentos necessários para análise técnica, por mais de um dia. A auditoria foi realizada por amostragem as atividades, processos, produtos e serviços, documentos e entrevistas com colaboradores. “Compete à organização determinar a necessidade de aprofundar esta avaliação, de modo a identificar e tratar outras situações associadas às constatações apresentadas”, escreveu o auditor ao sugerir aprovação. O relatório foi apresentado em reunião de encerramento da auditoria, dia 13 de novembro, e disponibilizado à Organização e à APCER de maneira virtual. “Administrar uma instituição com este tipo de cuidado fica muito mais fácil”, comentou Marineves da Silva Barros Souza ao celebrar a conquista.

 

 

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE