Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associação Comercial distribui gratuitamente calendário 2024

Notícias 05 de janeiro de 2024

Já estão sendo distribuídos gratuitamente pela Associação Comercial e de Inovação de Marília, o calendário de funcionamento especial das lojas do comércio de Marília para a temporada de 2024. Foram confeccionados 10 mil exemplares de papel para que comerciantes, comerciários e consumidores, tenham em mãos, o dia e hora de funcionamento das lojas da cidade. “Esse calendário é aguardado por muitos e bastante utilizado pelo pessoal”, disse o presidente em exercício da associação comercial, Carlos Francisco Bitencourt Jorge ao solicitar ao interessado que procure na sede da entidade um exemplar. “O lojista se organiza, o comerciário se planeja e o consumidor se prepara para visitar as lojas”, disse o dirigente ao apresentar algumas novidades para o calendário de 2024.

 

Com apenas dois patrocinadores (Sicoob Paulista e Internet Way) o calendário mostra a participação da entidade nos meses de setembro, outubro e novembro de campanhas já institucionalizadas como: setembro amarelo (prevenção ao suicídio), outubro rosa (prevenção ao câncer de mama) e novembro azul (prevenção ao câncer de próstata). “Participamos de forma intensa destas campanhas e queremos que o comércio em geral também adote este tipo de compromisso”, disse o superintendente da associação comercial local, José Augusto Gomes, que considerou válida a ideia de destacar as campanhas para que todos se programem de forma antecipada. “Sei que existem outros meses dedicados a determinadas ações, que não descartamos colocar nos próximos calendários”, comentou.

 

Outra novidade apresentada neste calendário, e uma mudança mais técnica, quanto a liberdade do lojista abrir a loja quando achar melhor, independente do feriado, exceto: 01 de janeiro, 01 de maio e 25 de dezembro, que estão inclusos na Convenção Coletiva de Trabalho como comércio fechado, assinado entre os representantes patronal e dos trabalhadores no comércio. “Tirando esses três dias, o comerciante pode abrir a loja quando quiser durante a semana”, disse José Augusto Gomes, ao explicar a obrigatoriedade do pagamento de taxas e adicionais ao trabalhador, devidamente especificados na convenção. “O calendário traz o “QR Code” da Convenção Coletiva de Trabalho, para que o lojista siga corretamente o que foi combinado entre os sindicatos”, explicou o superintendente da entidade ao sinalizar no calendário, da cor verde, como os dias em que o lojista deve estudar se compensa ou não a abertura da loja. “Os domingos também não fazem parte da convenção, portanto, todos fechados”, falou ao lembrar da legislação diferenciada para as lojas em shopping, galerias e condomínios.

 

De todos os meses do ano, tirando o mês de dezembro que é totalmente diferenciado, o mês de novembro é o que chama mais atenção. Mesmo a maioria dos feriados municipais, estaduais e federais não cair em dia útil, no mês de novembro existem quatro datas importantes: Dia de Finados (Dia 02 – sábado), Proclamação da República (Dia 15 – sexta-feira), Consciência Negra (Dia 20 – quarta-feira) e "Black Friday" (Dia 29 – sexta-feira). “Depois do mês de novembro, quem chama a atenção é o mês de maio com três datas destacadas: Dia 01 (Dia do Trabalho), Dia 10 (Antecipação do Dia dos Pais) e Dia 30 (Corpus Christi)”, destacou José Augusto Gomes ao solicitar que empregadores e empregados utilizem o calendário para os acertos de folgas, compensações e dias de trabalho. “Lançamos essa ideia do calendário em 1998, e de lá para cá fomos copiados em muitas cidades”, recordou José Augusto Gomes. 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE