Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associação Comercial destaca celebração da data no sábado

Notícias 11 de julho de 2022

A diretoria da Associação Comercial e de Inovação de Marília está alertando a comunidade em geral, que no próximo sábado, dia 16, será celebrado o Dia do Comerciante, e neste período de flexibilidade da Pandemia da Covid-19, são muitos os motivos para serem comemorados. “Não está sendo o período nada fácil para o empresariado em geral”, disse o presidente da diretoria, Adriano Luiz Martins, que pretende fazer alarde sobre a data em razão da importância que o comércio está tendo na retomada da economia. “Por ser a profissão mais antiga da humanidade, foram muitos os momentos de superação”, disse o dirigente que sempre destacou a importância do comércio em geral para enfrentar qualquer tipo de crise. “No comércio toda e qualquer crise é momentânea”, generalizou o dirigente. “Existem momentos longos e momentos curtos”, comparou ao dimensionar.

 

De acordo com Adriano Luiz Martins não por acaso, o dia foi escolhido por ser o aniversário de José da Silva Lisboa, o “Visconde de Cairú”, declarado patrono do comércio por sua contribuição para a “abertura dos portos às nações amigas”, feita por Dom João VI. “Com isso, acabou-se o monopólio da Metrópole nas transações com o mercado externo, e deu-se o início a independência econômica do Brasil”, falou ao buscar na história o princípio da comemoração sempre no dia 16 de julho, como o Dia do Comerciante, instituído pela Lei 2048 de 1953, a data que homenageia uma das atividades mais importantes da economia: o comércio. “O comércio estimula o desenvolvimento das demais atividades ao captar os desejos e as necessidades do consumidor e permite maior estabilidade à produção com a formação de estoques”, falou o dirigente mariliense.

 

A circunstância no varejo em geral vem sendo vista por muitos como um desafio. “Infelizmente, com o surgimento da pandemia, houve entendimento equivocado da função econômica e social do comércio e algumas atividades do setor foram consideradas “não essenciais”, e que não conseguiram suportar o fechamento compulsório e vieram a fechar as portas”, lembrou Adriano Luiz Martins ao lamentar o acontecido, porém, alguns setores não afetados pelas restrições de funcionamento continuaram a crescer. “O comércio “on-line”, por exemplo, que vinha se expandindo, passou a representar alternativa às empresas afetadas e deve continuar crescendo de forma acelerada, tornando-se uma alternativa viável para todos os comerciantes em geral”, apontou o outro lado da dificuldade. “O comércio de bairro e as micro e pequenas empresas foram os mais afetados e muitos negócios do setor fecharam, mas outros estão sobrevivendo com grandes dificuldades, mesmo após abertura, devido ao passivo acumulado e a concorrência das grandes empresas e do comércio digital”, explicou mais uma razão da celebração da data no próximo sábado.

 

Mesmo sendo o Dia do Comerciantes o expediente no próximo sábado será normal, de acordo com o calendário de funcionamento das lojas na cidade de Marília, que estipula o período das 9 as 13 horas como o período das vendas aos consumidores. Os três próximos sábados: 16, 23 e 30 o funcionamento das lojas será neste mesmo período, conforme o combinado entre os lojistas. “Nosso calendário para o segundo semestre neste período de pandemia flexibilizada já está definido, e no mês de julho, não teremos nenhuma feriado com as lojas fechadas”, falou o presidente da associação comercial mariliense que vem respeitando e divulgando o calendário decidido pelos próprios comerciantes. “Devemos lembrar que a pandemia ainda não acabou”, falou.

 

LEGENDA – Adriano Luiz Martins lembra do Dia do Comerciante, celebrado no próximo sábado, dia 16, por razões históricas

LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Adriano 110722

 

#

Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME

Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)

E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br

Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros

Skype: marciomedeiros8020

www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Instagram: eficaz.comunicacao

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE