Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associação Comercial define calendário de funcionamento

Notícias 01 de dezembro de 2023

A diretoria da Associação Comercial e de Inovação de Marília definiu o calendário de funcionamento especial para a temporada de 2024, respeitando a Convenção Coletiva de Trabalho, as Ações Judiciais em andamento e o Código de Posturas do Município de Marília. A partir de agora a diretoria aguarda a impressão de milhares de exemplares para iniciar a distribuição física do calendário de forma gratuita aos interessados. “Em breve estará disponível no portal eletrônico da entidade, já totalmente atualizado e revisado”, disse o presidente em exercício, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, que esteve reunido com representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Marília, para a confirmação dos dias e horários de funcionamento. “Existem novidades, uma vez que, em qualquer situação o lojista pode abrir, desde que, respeite a convenção de trabalho vigente”, disse o representante da classe empreendedora local.

 

A principal novidade deste calendário é que todos os feriados municipais, estaduais e federais que caírem em dia útil, o funcionamento é facultativo, ou seja, abre quem quiser, com o recolhimento de todas as taxas acordadas entre os sindicatos, explicou José Augusto Gomes, superintendente da associação comercial mariliense. “São nove ocasiões que isso ocorrerá no ano que vem, em que cada lojista decidirá se deve abrir ou não”, avisou ao lembrar que antigamente era feito um acordo coletivo e que agora será individualizado. “É importante lembrar que para abrir será preciso investir na publicidade para dizer aos consumidores quem estará aberto”, destacou o dirigente da associação comercial ao enfatizar a importância da informação daqueles que forem abrir.

 

Serão cinco vezes no ano (fora o mês de dezembro) em que as lojas do comércio de Marília abrirão no período da noite até às 22 horas, em dias úteis. O funcionamento especial será: 10 de maio (Dia das Mães), 11 de Junho (Dia dos Namorados), 9 de agosto (Dia dos Pais), 11 de outubro (Dia das Crianças) e 29 de novembro ("Black Friday"). “No mês de dezembro o funcionamento à noite, durante a semana, será de 06 a 23 de dezembro, com 12 dias abrindo até às 22 horas”, enfatizou José Augusto Gomes ao manter os dois primeiros sábados de cada mês com funcionamento até às 17 horas. “É importante que cada lojista faça o próprio planejamento e já faça as devidas combinações com a equipe de trabalho, envolvendo toda a temporada”, comentou o dirigente da associação comercial ao lembrar da importância do calendário prévio.

 

José Augusto Gomes explica que somente três dias no ano em que as lojas não podem abrir: 01 de janeiro (Confraternização Mundial), 01 de maio (Dia do Trabalho) e dia 25 de dezembro (Natal). Qualquer outro dia o comerciante pode abrir a loja, se quiser, desde que cumpra com os detalhes acordados na Convenção Coletiva de Trabalho, em que o calendário disponibiliza o acesso através de “QR Code” para que o comerciante tenha acesso imediato ao que é preciso cumprir para abrir a loja em qualquer outro dia. “A partir de agora o lojista pode estudar se quer abrir no Carnaval, ou em qualquer outro feriado religioso ou comemorativo”, disse o superintendente ao verificar no mês de novembro com três feriados, sendo dois deles em dias úteis. “Nos demais meses, em 2024 será mais tranquilo”, alertou. 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE