Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associação Comercial apoia fiscalização no centro de Sorocaba

Notícias 25 de maio de 2022

Em reunião realizada na última quarta-feira (18/05) representantes da Associação Comercial de Sorocaba, em conjunto com o Conseg Centro, discutiram a atual situação dos ambulantes na região central da cidade, após regulamentação da prefeitura.

 

O encontro aconteceu na sede da ACSO, na Rua da Penha, nº 535 e contou com a presença da GCM, PM, comerciantes e representantes da Prefeitura de Sorocaba. Nesta semana, os mesmos assuntos foram discutidos em uma nova reunião, desta vez, com o prefeito Rodrigo Manga.

 

De acordo com João Guariglia, diretor de relações públicas da ACSO, a fiscalização foi uma solicitação dos comerciantes. “Tivemos uma conversa profunda sobre o assunto. A lei dos ambulantes (Lei Municipal nº 12.368/2021) é para regulamentar o funcionamento em toda a cidade”. Para ele, a lei precisa ser cumprida e a fiscalização é necessária. “Foi explicado que Sorocaba possui apenas dois fiscais de fiscalização para a cidade toda. Porém, existe um decreto, de número 23.431, que dá poderes à GCM de fiscalizar. É simples, é só a Prefeitura autorizar a GCM a fiscalizar, que ela pode ter estes poderes. Este é o posicionamento da Associação Comercial”, disse.

 

Durante a reunião, foram debatidas ideias para resolver a questão, como a utilização de um crachá, por parte dos ambulantes, com um QR code. A ideia é que o crachá facilite a identificação dos ambulantes que já possuem autorização.

Em relação aos comerciantes que estão expondo os produtos na calçada, Guariglia os defende. “Isso já era esperado. Não tinha como ele não tomar tal atitude, perante o que estava ocorrendo em frente às lojas. O ambulante estava fazendo concorrência com os próprios comerciantes, que por sua vez, estão oficialmente e devidamente instalados. Eles estavam vendendo os mesmos produtos”.

 

Por fim, o diretor esclarece que a entidade não é contrária aos ambulantes. “Eles têm que ter o seu espaço. Não somos contrários. Porém, deverão seguir o caminho correto, regidos por lei, que já existe. A fiscalização foi uma atitude que, podemos dizer, ainda bem que não passou da hora, se não teríamos um conflito sem precedentes entre comerciantes e ambulantes”.

 

Sobre a Associação

A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.

 

Redes sociais:

Facebook ACSO: /acsorocaba

Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba

Facebook Clube de Compras: /clubedecomprasacso

Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL

Instagram ACSO: @acsorocaba
Instagram Clube de Compras: @clubedecomprasacso

Instagram Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba

Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba

Twitter: @acsorocaba

Canal no Telegram: t.me/acsorocaba

Site: www.acso.com.br

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE