Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACSP: linha branca, móveis e produtos eletrônicos devem ser afetados com aumento da taxa Selic

Notícias 06 de maio de 2022

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou, na noite desta quarta-feira (dia 4), a elevação da taxa básica de juros de 11,75% para 12,75% ao ano. 

 Profissionais do Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), apontam que os consumidores vão sentir ainda mais no bolso em relação ao que já estão sentindo na hora de fazer as compras parceladas. Alguns dos itens mais procurados para financiamento no varejo são os móveis, artigos de linha branca (geladeira, fogão e máquina de lavar) e eletrônicos (TVs, computadores e celulares). 

 “As vendas desses produtos podem ficar mais prejudicadas; os comerciantes também serão impactados pelo enfraquecimento das vendas do varejo”, disse Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP. “É que esse aumento, além de encarecer o financiamento, também diminui prazos para pagamento e os bancos também passam a conceder menos crédito para os consumidores”, 

 As autoridades monetárias, ao tomar essa decisão, que inibe as despesas de consumo e investimento produtivo, tem o objetivo de evitar o repasse dos aumentos dos custos de produção, em decorrência da Guerra da Ucrânia, para os preços finais. 

 “O problema é que as incertezas internas e mundiais já estão desacelerando a atividade econômica nacional, dificultando repasses que não sejam indispensáveis à sobrevivência das empresas, o que, em nossa visão, tornaria oportuno o encerramento do atual ciclo de aperto monetário”, apontou Ruiz de Gamboa.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Marcelo Picolo, mlpicolo@acsp.com.br, (11) 3180-3220, (11) 99105-1941
Alan Viana, aviana@acsp.com.br, (11) 3180-3220, (11) 96425-0989
Arthur Gebara, agjunior.ext@acsp.com.br, (11) 3180-3220 e (11) 99146-0938 
Gabriel Daniele, ggferreira@acsp.com.br, (11) 3180-3220
 

 Sobre a ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 127 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE