Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACSO participa de mesa-redonda sobre empregabilidade e desenvolvimento regional no Mobi

Notícias 10 de junho de 2025

 

Universitários participaram de uma mesa-redonda voltada ao debate sobre os desafios da empregabilidade e o fortalecimento do desenvolvimento econômico local e regional. O evento, promovido pelo Mobi – Imersão em Conhecimento, Inovação e Conexão, da Universidade de Sorocaba (Uniso) – contou com a participação do vice-presidente da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), Nilton Cezar, ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico (Sede), Bruno Santana, e do gerente Regional do Sebrae, Alexandre Martins. A mediação ficou por conta da professora Rosângela Araújo, representante do quadro docente.

 

Durante o encontro, os debatedores abordaram temas como programas de capacitação alinhados às necessidades empresariais, estratégias para geração de oportunidades sustentáveis de trabalho e as mudanças no perfil profissional exigido pelo mercado. A ACSO, como entidade representativa do setor empresarial, reforçou seu compromisso em colaborar com ações que integrem a educação, o empreendedorismo e a empregabilidade.

 

Nilton Cezar destacou que o mercado de trabalho e o empreendedorismo têm passado por transformações profundas nos últimos anos, exigindo preparo emocional, técnico e comportamental dos profissionais. “Vejo, por exemplo, muitos jovens dentro de uma universidade ainda vivendo o encantamento, uma fantasia. Independente do caminho que você vai trilhar, é preciso ter autoconhecimento, conhecer quem você é em primeiro lugar”.

 

Para o vice-presidente da ACSO, a busca por informações e o desenvolvimento pessoal são fundamentais àqueles que desejam empreender ou se destacar profissionalmente. “Antes de começar a empreender, é necessário saber se está preparado para correr riscos. Se capacitar e buscar informações para se tornar uma pessoa melhor é importantíssimo. Só teremos sucesso se nós formos melhores e é importante lembrar que sempre poderá haver um concorrente ao nosso lado”, destacou Nilton Cezar.

 

O vice-presidente da ACSO ressaltou, também, a importância das habilidades comportamentais e do equilíbrio emocional dentro das empresas. Segundo ele, essas competências são cada vez mais valorizadas pelo mercado. “Os requisitos mais importantes que desejamos dentro de nossas empresas são pessoas com capacidade comportamental e equilíbrio emocional, com caráter e valores muito fortes e imutáveis. As questões técnicas podem ser aprendidas, mas esses valores precisam estar dentro de nós, de forma inata”, concluiu.

 

A mesa-redonda integra uma série de ações promovidas pelo Mobi em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a inovação, o desenvolvimento de talentos e o fortalecimento do ecossistema empreendedor na região de Sorocaba. A ACSO reafirmou seu compromisso em continuar contribuindo para o crescimento sustentável da cidade, incentivando a qualificação profissional e o fortalecimento dos valores humanos no ambiente de trabalho.

 

 

Sobre a Associação

A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE