FACESP - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo novas ideias
construindo caminhos
FACEP

Encontre sua AC

ACESSO PDO

ACISC dá dicas para compra consciente no Dia do Consumidor

Notícias 14 de março de 2019

Em época de crise econômica, o consumo consciente é necessário 

No Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta sexta-feira (15), a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) elaborou uma lista de sugestões para evitar a compra por impulso e levar em conta a responsabilidade social no comércio.

Confira cinco dicas fundamentais para usar na hora da compra:

Planejamento

O primeiro passo do consumo consciente é o planejamento, portanto, não compre por impulso. Faça uma lista de itens que vai precisar e um orçamento de quanto deve gastar, afinal, o gasto total não pode ser maior que sua renda.

Pesquisa

Com a lista feita, é hora de iniciar a pesquisa de preços. Visite estabelecimentos, compare valores encontrados na internet (não esqueça de considerar o frete) e verifique a diferença em lojas físicas para fazer a melhor escolha para o seu bolso. Fique atento para as promoções, já que muitos estabelecimentos baixam o preço consideravelmente nesta data.

Validade e qualidade

Pensou em comprar algo? Dê uma caminhada, pesquise a qualidade dos produtos, compare, negocie e valorize seu dinheiro. Ficou em dúvida? Não compre. Comprar somente o necessário evita o desperdício e seu bolso agradece. Use seu poder do consumidor.

Conheça seus direitos

Um consumidor consciente também precisa saber de seus direitos. Leia o Código de Defesa do Consumidor, pelo menos uma vez. Nota fiscal, ermo de garantia, selo de certificação, comprovante fiscal, boa qualidade e bom atendimento são itens pelos quais você paga. Exija isso e evite futuras ‘dores de cabeça’ em caso de problemas.

Responsabilidade Social

Quando for escolher seu produto, lembre-se de que por trás das falsificações, da informalidade, dos produtos de origem desconhecida e da pirataria, pode haver crimes, trabalho escravo, desrespeito à natureza e à dignidade humana. Seja um consumidor responsável que estimula e prestigia o comércio e a indústria responsáveis.

 

Thayná-Cunha

Parceiros CACB SCPC SEBRAE Certisign