Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACISBEC lança Câmara de Mediação e Arbitragem

Notícias 27 de setembro de 2023

 

A ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) fez 79 anos de sua fundação nesta quarta-feira (27), e ganhou um presente especial: recebeu de forma inédita, entre as cidades da Região, a instalação da CEMAAC (Câmara Empresarial de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial), da FACESP (a federação as associações comerciais). O objetivo da iniciativa é agilizar a resolução de conflitos empresariais e trabalhistas.

A apresentação do funcionamento foi feita pelo diretor técnico da CEMAAC, Guilherme Giussani e Maurici Dias Gomes, superintendente de produtos e serviços da CACB (a confederação das associações comerciais). A implantação ocorre por meio de parceria entre a FACESP (a federação das associações), a CACB e a ACSP (Associação Comercial do Estado de São Paulo).

Além de convidados e associados, o evento teve a participação do deputado estadual, Teonílio Barba.

Na oportunidade, a ACISBEC também foi brindada com a canção tradicional Parabéns a Você e homenageada com um bolo cenográfico, com estrutura e acabamento de figuras que lembram a evolução da instituição e serviços prestados. A decoração ficará em uma redoma de vidro e fará parte do seu acervo histórico.

Apresentação - A mediação e arbitragem podem ser usadas em todo e qualquer conflito entre as partes, desde divergências com clientes, sócios, fornecedores, indústrias, importadoras, exportadoras, construtoras, condomínios, entre outros.

O presidente da ACISBEC, Valter Moura Júnior, fez a abertura do evento e explicou a importância da ação.

“Primeiramente, quero agradecer pelo pioneirismo dedicado a nós da Associação. Ficamos muito honrados em sermos a primeira de toda a Região a prestar esse serviço aos associados. Trata-se de um atendimento muito importante, especialmente, para pequenos empreendimentos. É uma alternativa para o empreendedor buscar solução para conflitos sem envolver a Justiça. Além de tudo, é um processo menos oneroso e mais ágil”, explicou.

Guilherme Giussani, da CEMAAC, explicou que a partir de hoje, o empresário já pode buscar esse canal para solução de conflitos de forma célere e ágil. Segundo ele, a demanda é recebida na ACISBEC e toda a operação é realizada por São Paulo (a associação comercial).

O superintendente de produtos e serviços da CACB, Maurici Dias Gomes, reforçou que o sistema existe há mais de 20 anos, mas agora está em um novo formato. “Porém, mais simplificado, com menos dispêndio financeiro e mais otimização de recursos. Por isso, instalamos na unidade, mas já temos o padrão de atendimento com o corpo técnico especializado”, revelou.

De acordo com ele, em geral, os mais desassistidos são empresas de pequeno porte que não dispõem de tempo ou recursos para aguardar uma decisão judicial. “Um processo costuma levar seis anos e meio. Nesse período, a empresa já quebrou. Damos agilidade há um processo em 30 dias, portanto, trazemos drástica redução de custos, soluções e economia de tempo. Sempre com segurança jurídica, além de ser confidencial e sigiloso”, acrescentou.

Altas taxas – Durante o evento, o deputado estadual, Teonílio Barba, sugeriu aos empresários dispor do serviço sempre que necessário. “Só funciona se tiver a credibilidade de vocês”, pontuou. Barba comentou que, especialmente, os pequenos negócios, não têm tempo e nem recursos. E a despeito dessa situação, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou a Lei das Taxas judiciais aumentando de 1% para 1,5% a cobrança sobre o valor da causa no momento da distribuição (custas iniciais).

“Votamos contra, mas perdemos. É um absurdo, representa um aumento de 50%. Por isso, entendam o tamanho da importância desse recurso que vocês ganharam e está à disposição aqui. Somente com a força da sociedade civil organizada, conseguimos avançar”, insistiu.

LIVE – Após o evento, o presidente da ACISBEC, Valter Moura Júnior, fez uma LIVE especial, comemorativa e com novidades. Comentou que o momento é de festividade e traz também ações modernas para atender a expectativa dos empresários.

“O lançamento da CEMAAC vem em boa hora, pra facilitar a vida do empresário, no momento que ele é surpreendido pelo aumento das taxas judiciais, aprovado pela ALESP. Portanto, aqui, temos uma mediação, rápida, segura e com poder de sentença”, explicou.

 Ele também aproveitou a transmissão e convidou a todos para participar da sessão solene na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, dia 28 (quinta-feira), às 18h30, uma ação que também celebra os 79 anos.

A Associação será homenageada pelo Poder Legislativo pela sua importância histórica e contribuição com o desenvolvimento político e econômico de São Bernardo do Campo. Também ocorrerá o lançamento da Medalha Valter Moura, uma honraria em homenagem ao ex-presidente Valter Moura (in memoriam) e que será entregue a empresas que mais se destacarem ao longo do ano. Parceiros e colaboradores também serão homenageados.

O conteúdo é transmitido ao vivo, mas permanece gravado no Facebook da Associação pelo link https://fb.watch/nk7Qst8xlJ/


Sobre a ACISBEC

Instituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944 e tem como presidente Valter Moura Júnior. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros.

Ao longo dos anos, a ACISBEC implantou serviços, projetos, realizou convênios e parcerias em benefício dos associados e comunidade. Entre os atendimentos prestados estão consulta Pessoa Física e Pessoa Jurídica; Cadastro Positivo; Certificado Digital; Certificado de Origem; ACISBEC Mobile; Cursos e Eventos e dispõe de locação de salas. 

ATUAL IMAGEM COMUNICAÇÃO
Fale Conosco | (11) 4332-9697
contato@atualimagemcomunicacao.com.br

Atendimento à Imprensa
Niceia Freitas | (11) 99849-1965
niceia.climaco@gmail.com

Isadora Climaco | (11) 97354-8532
isadoraclimaco@gmail.com


Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE