Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Acirp Rio Preto recebe a Caravana do Jovem Aprendiz Paulista

Notícias 07 de novembro de 2023

Nesta terça-feira (07/11), Rio Preto recebeu a Caravana Jovem Aprendiz Paulista, ação realizada em parceria com a Rede Facesp, que visa a mobilização e a apresentação aos micro e pequenos empresários as vantagens na contratação de aprendizes. 

O evento ocorreu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp) e contou com a presença do prefeito em exercício de Rio Preto, Paulo Paulera, do presidente da Acirp Rio Preto, Kelvin Kaiser, e do vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) na região, Paulo Sader, entre outras autoridades. 

Rio Preto foi a sexta cidade a receber a comitiva, que contou com a presença, de maneira remota, da secretária-executiva estadual de Desenvolvimento Econômico, Juliana Cardoso e do secretário estadual de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos. 

“O objetivo principal destas caravanas é fazer com que os micro e pequenos empresários possam entender as vantagens de adesão ao programa Jovem Aprendiz. O intuito é gerar emprego para estes jovens, utilizando a lei da aprendizagem, com todo incentivo do Governo do Estado para colocação de aprendizes de 14 a 24 anos no mercado de trabalho”, comentou Juliana. 

A Caravana detalhou benefícios, tais como a capacitação do aprendiz totalmente custeada pelo Estado, recolhimento do FGTS ser menor que o habitual (de 8% para 2%), isenção de verbas rescisórias, entre outros. 

O Presidente da Acirp, Kelvin Kaiser, destacou a importância de permitir que os jovens adquiram experiência prática. “Essa colaboração beneficia tanto os jovens, proporcionando-lhes uma entrada no mercado de trabalho, quanto as empresas, que podem integrar jovens já capacitados, mas sem experiência profissional, em suas equipes a um custo reduzido”. 

“Acreditamos que ao investir nesses jovens, estamos não apenas influenciando positivamente suas vidas, mas também fortalecendo nossa comunidade como um todo. Além disso, as microempresas também ganham em produtividade, pois estarão desenvolvendo talentos que podem se tornar futuros funcionários efetivos”, afirmou Kaiser. 

O presidente da ACIRP sugeriu, ainda, que o programa “forneça um subsídio de pelo menos 30% do salário para que as MPEs e EPPs consigam investir nesses jovens. Isso aliviaria o caixa das empresas e incentivaria ainda mais a participação no programa”. Ele também solicitou que os MEIs possam ser beneficiados. Segundo ele, “isso permitiria abranger um público ainda maior e, consequentemente, proporcionar oportunidades para um número significativamente maior de jovens. 

Programa

Ao todo, são 60 mil oportunidades para estudantes matriculados na rede pública de ensino. Para se inscrever e cadastrar as vagas de trabalho, basta acessar o site https://jovemaprendiz.sp.gov.br/. 

O contrato de trabalho pode chegar a 24 meses, com remuneração mensal custeada pelo empregador de até R$ 917,59, com base no salário-mínimo/ hora e de acordo com os períodos de expediente e treinamento. 

A jornada dos aprendizes será de quatro dias de trabalho, com carga horária diária de quatro a seis horas, e um dia exclusivo para capacitação online. 

Fontes: Diário da Região e ACIRP

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE