FACESP - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo novas ideias
construindo caminhos
FACEP
Acesse o SAE

Acipi recebe autoridades em comemoração aos seus 84 anos

Notícias 10 de julho de 2017

Na última sexta-feira (7), a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) recebeu membros da diretoria, conselho e autoridades de Piracicaba para a reunião ordinária mensal, em comemoração aos seus 84 anos, comemorados no domingo (9).

O presidente, Paulo Roberto Checoli, os vices, Luiz Carlos Furtuoso e Jorge Aversa Junior, e o diretor administrativo, Fernando Kroll, que representou José Antonio de Godoy, também vice-presidente, apresentaram as atividades desenvolvidas desde o início da gestão 2015-2018.

Checoli falou sobre a relevância das ações realizadas pela Acipi para os setores do comércio, indústria e prestação de serviços e para Piracicaba, como um todo. “Esta entidade de 84 anos representa Piracicaba como um todo. Trabalhamos em prol de setores, que geram diretamente emprego e renda, o que movimenta a economia da cidade. São tantas ações, mas eu gostaria de citar algumas. Desde que tomamos posse, voltamos forças para alguns projetos. Um deles é o ‘Formação para o Trabalho’, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semtre (Secretaria de Trabalho e Renda), Diretoria Regional de Ensino e Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). O programa, que é gratuito, orienta jovens estudantes da rede pública de ensino, com idade mínima de 16 anos, do Ensino Médio, para o mercado de trabalho. Na primeira edição, em 2016, foram 90 horas de treinamento e formamos 32 alunos, dos quais seis foram contratados como estagiários pela própria Acipi. Este projeto soma a outros existentes em Piracicaba e, assim, oferece mais oportunidades aos jovens. É um grande sonho sendo realizado.”

Luiz Carlos Furtuoso falou sobre ações relacionadas à sua pasta e, entre elas, destacou o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), novas ferramentas, como o BlueBox, o estímulo à troca de moedas no comércio de Piracicaba, as campanhas promocionais e a reestruturação física da entidade para melhor atender aos associados e a população. Ele também fez questão de falar sobre sua experiência e atual momento. “Estou como voluntário na Acipi há mais de 20 anos. É importante frisar que toda a diretoria é voluntária e trabalhamos com muito amor, respeito e ética. Lutamos pela livre iniciativa e pela democracia. O resultado de tudo isso é a geração de emprego e renda, novas oportunidades, aumento na arrecadação de impostos e, por fim, o desenvolvimento da cidade”.

O também vice-presidente da Acipi e da diretoria executiva da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Jorge Aversa Junior, usou a palavra para falar sobre a proximidade da Acipi ao poder público. “A união entre as entidades de classe e o poder público possibilita que mais ações sejam realizadas, de forma mais rápida e mais completa. Todos lutamos pelo mesmo ideal: o bem de Piracicaba. É importante lembrar que a Acipi está em primeiro lugar entre as demais associações comerciais do estado de São Paulo em emissões de certificados digitais e em números de associados, a frente de grandes associações, como as de Campinas e Ribeirão Preto”.

Representando o vice-presidente José Antonio de Godoy, o diretor administrativo da Acipi, Fernando Kroll, apresentou, entre outras ações, a atividade do escritório regional da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo e Outras Ações). “A Acipi oferece diversas ferramentas para facilitar a rotina dos empresários, entre elas, o escritório regional da Jucesp, na sede da entidade. Com ele, não é preciso mais ir até São Paulo para realizar os processos, simplificando o trabalho de escritórios de contabilidade, empresas e empreendedores.”

Estiveram presentes autoridades, entre elas o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri. “Não é a toa que são 84 anos de trabalho. A Acipi é uma entidade atuante, incansável e que está à frente de inúmeros projetos e ações que beneficiam a cidade. A prefeitura de Piracicaba é parceira da associação em algumas dessas ações. Enquanto representante do poder público local, agradeço a Acipi pelos valorosos serviços prestados”, discorreu.

O deputado estadual, Roberto Morais também marcou presença na reunião. “A Acipi é a entidade-mãe de Piracicaba. Visando o crescimento econômico e social do município, temos realizado diversos encontros na entidade, como as audiências públicas, e alinhado diversos assuntos vantajosos à população, como a aprovação da PL 874, de autoria de Geraldo Alckmin, que altera a Lei 15.659/2015 e extingue a cobrança do AR (Aviso de Recebimento).”

Antonio Carlos de Mendes Thame, deputado federal, relacionou a longevidade da Acipi à sua representatividade no município e região. “A Acipi participa continuamente da vida da cidade e o mais importante: suas ações não se restringem aos seus membros. Muito pelo contrário. A associação vê além e se adapta à atual realidade”.

O vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba também expressou suas impressões sobre a Acipi: “toda a nossa atuação é em prol de Piracicaba. Assim como, tenho certeza, é este o desejo da Acipi. Partilhamos de princípios comuns em defesa da lisura de procedimentos e transparência nos nossos atos. Parabenizo a entidade pelos 84 anos e enalteço a importância na defesa que ela desenvolve em prol dos negócios da cidade.”

Para completar, o representante do Poder Judiciário, juiz e diretor do Fórum de Piracicaba, Marcos Douglas Balbino da Silva, discursou sobre a associação. “A Acipi é casa do empresário, do empreendedor piracicabano. E inveja a coragem de quem investe e empreende no Brasil, ainda mais em um momento como este pelo qual o nosso país está passando. A Acipi tem um papel fundamental para o desenvolvimento da cidade e região. Parabéns pelos 84 anos”.

DADOS – De junho de 2015 a julho de 2017, a Acipi compilou os seguintes números relacionados a alguns serviços:

- Certificação Digital: mais de 5.300 certificados emitidos;

- SCPC: 2.113.345 consultas; 73.421 inclusões; 38.926 exclusões; 58.445 atendimentos no balcão;

- Campanhas promocionais: 13 campanhas; 707 empresas participantes; 523 prêmios distribuídos; 1.428 pessoas capacitadas em treinamentos;

- Formação para o trabalho: 90 horas de treinamento, 32 alunos formados e seis contratados;

- Convênios entre Acipi e Prefeitura de Piracicaba para cursos de capacitação profissional: 64 cursos realizados e mais de 1.500 profissionais capacitados;

- Encontros setoriais com representantes de diversos segmentos: oito eventos, com mais de 400 participantes;

- Pesquisa e visita técnica: 3.762 empresas visitadas;

- Departamento Jurídico: mais de 1.200 atendimentos;

- Escritório Regional da Jucesp: mais de 8.400 processos realizados;

- Convênios: 15.500 vidas;

- Escola de Negócios: 137 atividades, mais de 8.200 participantes;

- Benefícios educacionais: mais de 5.400 requerimentos emitidos;

- Locação de salas e auditórios: 1.598 utilizações;

- Memorial do Empreendedorismo: 55 eventos, com mais de 1.400 participantes.

SERVIÇO – Mais informações sobre os serviços e benefícios da Acipi, entre em contato: 3417-1766, ramal 715, ou contato@acipi.com.br


Rebeca Bueno
Departamento de Comunicação
(19) 3417.1766 Ramal 742
www.acipi.com.br

Parceiros CACB Rede Verde Amarela SCPC SEBRAE