Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACIG: pagamento do 13º salário do INSS movimenta economia na cidade

Notícias 03 de maio de 2022

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a pagar nesta segunda-feira (2) a antecipação do décimo terceiro a aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo. A previsão é que, até sexta-feira (6), mais de 31 milhões de segurados recebam a primeira parcela, paga conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de garça – ACIG, Mauro José de Sá, essa antecipação vem em boa hora e movimenta a economia local.

“Essa antecipação resulta numa injeção de recursos no comércio local e vem numa hora em que estamos na expectativa de aumento de vendas. Esse dinheiro, agora, às vésperas do Dia das Mães, certamente vai influenciar, positivamente, no desempenho do comércio garcense”, falou ele.

Ressaltando que o adiantamento vai beneficiar toda a cadeia econômica, e não apenas o comércio, Mauro comenta ainda que muitos beneficiários projetam utilizar o dinheiro para comprar itens básicos como alimentos.

“Infelizmente, como temos dito, o poder aquisitivo, o poder de compra do consumidor está muito prejudicado com todas as intercorrências vividas no cenário econômico, por isso muitos vão destinar esses recursos para a compra de produtos básicos, mas estamos otimistas e acreditamos que uma parte desses valores será voltada para realizar compras diversas, inclusive, para o Dia das Mães que será celebrado no dia 8 de maio”, disse Mauro.

Mesmo com toda expectativa, o dirigente comenta que é preciso cautela nos gastos, mesmo porque com a antecipação do 13º salário, essas pessoas não terão dinheiro em novembro, que, originalmente é o mês da primeira parcela. 

Os interessados em verificar o benefício e a antecipação do 13°, podem acessar o extrato do Meu INSS, no aplicativo ou pelo portal gov.br/meuinss.

Mais de 31 milhões de cidadãos serão beneficiados no país. Pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não estão incluídas na antecipação. Em âmbito nacional, serão injetados mais de R$ 56,7 bilhões na economia, referentes a todo 13º salário. A segunda parcela deve começar a ser paga entre o fim de maio e o começo de junho. 


Consulta

O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro está disponível desde o mês passado. A consulta pode ser feita tanto pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, quanto pelo site gov.br/meuinss.

Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135. É preciso informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

O decreto com a antecipação do décimo terceiro foi assinado em março. Este será o terceiro ano seguido em que os segurados do INSS receberão o décimo terceiro antes das datas tradicionais, agosto e dezembro. Em 2020 e 2021, o pagamento ocorreu mais cedo por causa da pandemia de covid-19.

A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na primeira parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.

Segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. Já quem recebe benefícios assistenciais, como o Auxílio Brasil, não têm direito a décimo terceiro salário.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE