Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACIG fala sobre atendimento prioritário para pessoas autistas

Notícias 20 de junho de 2022

No último sábado, 18 de junho, foi comemorado o Dia do Orgulho Autista. A data tem o objetivo de trazer conscientização à sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista e ajudar a acabar com os estigmas associados às pessoas autistas, que são cerca de dois milhões em todo o país. A Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG, lembra que o comércio deve estar preparado para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sem que elas ou seus familiares se sintam constrangidos.

“O atendimento preferencial e prioritário para pessoas com TEA é lei. Hoje nosso comerciante entendeu que, acima de ser lei, é um direito, e uma atitude de humanização. Nos supermercados já temos, nas placas prioritárias, o símbolo do autismo e é importante que todos se atendem a isso, pois muitas vezes a pessoa que está na fila, não entende o atendimento e fica fazendo comentários, tecendo críticas. É preciso que nosso comerciante e que seus colaboradores estejam preparados até para dar essa orientação”, disse o superintendente da Acig, Fábio Dias.

Segundo ele, as críticas muitas vezes acontecem porque as pessoas não conseguem identificar o motivo da prioridade, diferente do que acontece nos casos de idosos, gestantes, deficientes. 

“É preciso sutileza por parte dos colaboradores para explicar, orientar e também por parte dos demais clientes. A pessoa não precisa andar com um crachá dizendo ser altista. Precisamos, mais que nunca, termos empatia”, frisou o dirigente lembrando que em Garça, desde o dia 25 de abril os familiares de pessoas com TEA tiveram regulamentada a Carteira de identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista na cidade.

De acordo com o artigo primeiro do Decreto 9.534/2022 “Fica regulamentada no Município de Garça, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - CIPTEA, como documento opcional e gratuito, para garantir direitos, atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social”.

Dias salientou que o atendimento prioritário é obrigatório em todos os estabelecimentos públicos e privados, como lojas, restaurantes, bancos, repartições públicas entre outros. Além disso, é necessário que seja afixado um cartaz em local visível.

“Mais que empatia e humanismo é o cumprimento da lei. A estadual 16.756, de 8 de junho de 2018, prevê o dever de inserção do símbolo mundial da conscientização sobre o TEA nas placas de atendimento prioritário. Quem não faz, descumpre a lei”, frisou Dias.

O cartaz deve englobar diversas legislações, dos âmbitos municipal, estadual e federal, que preveem atendimento preferencial e/ou prioritário para idosos, gestantes, pessoas com deficiência, pessoas com criança de colo, obesos, diabéticos, doadores de sangue e autistas.

De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o TEA se caracteriza por atrasos e comprometimentos do desenvolvimento, seja na linguagem, seja no comportamento social. Os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais e o diagnóstico costuma ocorrer por volta dos três anos de idade.

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE