Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACE Ourinhos divulga pesquisa positiva sobre perspectivas do comércio varejista

Notícias 10 de dezembro de 2021

Parceira da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos, a empresa de inteligência analítica da Boa Vista divulgou uma pesquisa que traz informações importantes para o setor varejista no Brasil. Ela aponta que o nível de confiança de micro e pequenos empresários no que se refere à retomada da economia e suas perspectivas de novos investimentos vem crescendo, segundo pesquisa realizada pela empresa de Boa Vista.

"O levantamento traz informações sólidas de que o empresário está mais confiante. Nós vemos em nossa cidade muitas pessoas investindo, capacitando equipe, abrindo novos negócios. É notável que as pessoas estão voltando a consumir, voltando às suas vidas como era antes da pandemia e isso reflete em nosso comércio varejista", disse o presidente da ACE Ourinhos, Robson Martuchi. 

De acordo com o levantamento, ao final do 3º trimestre de 2021, 63% dos representantes dos setores do comércio e de serviços estavam mais otimistas com o desempenho dos seus negócios em comparação ao primeiro trimestre deste ano, quando foi registrado um percentual de 59%.

A pesquisa aponta ainda que 56% dos empresários consultados pretendem realizar investimentos em seus negócios até o fim de 2021. Deste total, 6 em cada 10 irão apostar em novos produtos e também em tecnologia da informação. Outros 51% pretendem aplicar em mão de obra qualificada. Também foi registrado aumento significativo na expectativa de aumento no faturamento. No 3° trimestre de 2020 esse índice era de 42% e este ano, 60% esperam conseguir alavancar os lucros.

Junto à necessidade de investir para gerar crescimento, o estudo também apresenta que 49% dos empresários esperam diminuição relevante no nível de endividamento de suas empresas: 38% acreditam que os índices devem cair, 30% receiam que ocorra crescimento, e outros 32% apostam na sua estabilidade.

Por fim, a pesquisa da Boa Vista apontou estabilidade na intenção de demanda por crédito. Ao final do 3º trimestre de 2020, o registro foi de 46%, o mesmo apontado em 2021. Neste universo de 46%, a contratação de crédito terá por objetivo garantir o capital de giro, com 41% das menções, praticamente o mesmo patamar do 3 º trimestre de 2020 (42%). Outros 16% declaram ter como prioridade o pagamento das dívidas.

Metodologia

A pesquisa realizada pela Boa Vista foi baseada em um questionário estruturado, aplicado entre 500 micros e pequenos empresários, na sua maioria representantes dos setores do Comércio e de Serviços, em nível nacional. O índice de confiança é de 90% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Parceiros

CACB SCPC Certisign ACCREDITO