Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

AC Campinas ACIC apoia programas de retomada econômica do Estado, nesta sexta-feira, em Campinas

Notícias 16 de setembro de 2021

A Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) está apoiando o programa “RetomaSP”, que o governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, lança na próxima sexta-feira, 17, na cidade, para alavancar a retomada econômica paulista. Serão dois eventos gratuitos. Um deles, no Largo do Rosário, no Centro, das 9h às 17h, e outro, no Expo D. Pedro (Avenida Guilherme Campos, 500 – Bloco II Jardim Santa Genebra, ao lado do Parque D. Pedro Shopping), das 9h30 às 17h.

Estão sendo aguardadas as presenças do governador de São Paulo, João Doria, e da secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Patrícia Ellen, às 9h30 no evento RetomaSP, no Expo D.Pedro e, às 11h15,  no Retomada Econômica, no Largo do Rosário.

A ACIC estará presente nas duas ações com estandes da Junta Comercial de São Paulo (Jucesp) para realizar atendimento ao público com esclarecimentos sobre a abertura de empresas, principalmente como Microempreendedores Individuais (MEIs), auxiliando os interessantes com informações sobre a documentação necessária, eventuais taxas, incidência de impostos etc. A Associação também terá participação no estande do programa “Empreenda Rápido”, mostrando os pacotes de soluções disponíveis para os associados, com vistas à segurança financeira, redução dos custos das empresas, qualificação de colaboradores e outros.

O evento no Expo D. Pedro é voltado para empresários, investidores, executivos, empreendedores e gestores públicos. Além do governador, estão confirmadas as participações de Ricardo Amorim, um dos economistas mais influentes do país, de Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda, ex-presidente do Banco Central e Secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo e de Gustavo Junqueira, presidente da InvestSP. As inscrições devem ser feitas gratuitamente no site: https://bit.ly/1retomasp.

Já a ação no Largo do Rosário tem formato de mutirão e é destinada a trabalhadores, desempregados, estudantes e pequenos empreendedores. Em um só local serão oferecidos diversos serviços para população em situação de vulnerabilidade social, como, por exemplo: Mutirão do Emprego, Poupatempo (serviços digitais), Banco do Povo, Empreenda Rápido, Cursos Novotec, Via Rápida e Empreendedorismo via FDE, Bolsa do Povo (incluindo Bolsa Trabalho e Bolsa Empreendedor), Serviços JUCESP, Serviços SEBRAE-SP, além das universidades Unicamp, Unesp e Univesp. O programa “RetomaSP” conta com o apoio também da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, InvestSP e Sebrae-SP. 

Para participar dos eventos é preciso portar comprovante de vacinação (físico, via Poupatempo digital ou ConecteSUS), usar máscara de proteção durante todo o tempo e submeter-se ao controle de público, protocolos de distanciamento e medição da temperatura. Será proibido o consumo de alimento dentro dos locais dos eventos.

Escolha de Campinas

Campinas foi escolhida para o lançamento dos programas considerando o desempenho econômico tanto da cidade quanto da sua região administrativa, como mostram  os dados do boletim Seade Informa Economia, divulgado em agosto. De acordo com o documento, enquanto a região campineira cresceu 9,2% no 1º trimestre de 2021, a de Sorocaba - que ficou em segundo lugar - avançou 6,8%. Depois de Campinas, o “RetomaSP” será levado às demais 15 RAs do estado. “Na contramão da maioria dos setores, que entraram em crise durante a pandemia, as áreas que abrangem Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) cresceram, e como Campinas é expoente nesse aspecto, estamos à frente”, afirma a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e presidente da ACIC, Adriana Flosi. 

De acordo com Adriana, os objetivos dos eventos são aumentar o investimento nas empresas, dando continuidade ao crescimento econômico, fomentar startups e inovação tecnológica, melhorar o ambiente de negócios, gerar mais oportunidades e criar ainda mais empregos.    

Campinas encerrou agosto com saldo positivo de 462 empresas abertas, resultado das 735 empresas ativadas contra 273 negócios encerrados no mês. No acumulado do ano, o saldo também é positivo, com 2.587 novos negócios abertos. De janeiro a agosto de 2021 foram ativadas 5.483 empresas e encerradas 2.896. Na comparação com o mesmo período de 2020, a quantidade de empresas abertas aumentou 64,23%. O percentual de empresas encerradas nos oito primeiros meses do ano também cresceu, registrando 11,21%. As informações são baseadas nos dados da Jucesp.

Serviços:

RetomaSP - Largo do Rosário, Centro, Campinas

Horário: 9h às 17h

Entrada gratuita

RetomaSP - Expo D. Pedro. (Avenida Guilherme Campos, 500 – Bloco II Jardim Santa Genebra, ao lado do Parque D. Pedro Shopping), Campinas

Horário: 9h30 às 17h

Inscrições: https://bit.ly/1retomasp

Entrada gratuita


Obs.: Para participar de ambos é preciso portar comprovante de vacinação (físico, via Poupatempo digital ou ConecteSUS), usar máscara de proteção durante todo o tempo e submeter-se ao controle de público, protocolos de distanciamento e medição da temperatura. Será proibido o consumo de alimento dentro dos locais dos eventos.

 

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE