Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

43 Associações Comerciais da rede Facesp dão a largada na qualificação do comércio por meio dos polos EAD da FAC

Notícias 23 de julho de 2021

Quarenta e três Associações Comerciais do Estado de São Paulo darão início a capacitação e a qualificação do comércio, por meio dos polos de ensino a distância (EAD) da Faculdade do Comércio (FAC-SP), instituição de ensino da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). 

Representantes das entidades, que darão a largada nesta nova etapa de democratização do conhecimento via rede associativista, participaram, nesta sexta-feira (23/07), da super capacitação para a instalação dos polos EAD. O evento foi realizado no auditório do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo (Sescon-SP), na capital paulista, e seguiu todos os protocolos de saúde. 

De forma interativa e didática, o passo a passo da instalação e da operação dos polos foi apresentado. Entre as informações repassadas estiveram: dados sobre o mercado EAD; cursos oferecidos; repasses às entidades; campanhas de marketing; e estratégias de atuação do setor comercial. Um manual de instalação dos polos foi entregue aos participantes. 

“As Associações Comerciais entram em uma nova era”, afirmou o presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto, que participou da abertura da super capacitação. “Além da representação institucional e da oferta de soluções para ajudar o negócio do associado, nossas entidades passam a atuar no campo educacional, qualificando o comércio para que se mantenha atualizado e competitivo e continue gerando renda e riqueza”.

Cotait destacou que a FAC tem “um nicho específico: capacitar o comércio para o mercado digital. “Aproveitem esta nova ferramenta que a Facesp criou para requalificarem as pequenas empresas e o comércio da sua cidade. Aqueles que evoluírem, as portas do sucesso continuarão abertas”, disse o presidente. 

De forma virtual, o vice-presidente da Facesp e deputado federal, Marco Bertaiolli, avaliou que polo EAD “dará amplitude ao trabalho das ACs e também modernizará a rede”. “Estaremos mais próximos dos anseios dos empreendedores, que buscavam uma capacitação de qualidade e o acesso direto ao conhecimento relacionada a sua área de atuação”, ponderou. 

Um dos responsáveis por acompanhar e destravar a homologação dos cursos EAD no Ministério da Educação (MEC), Bertaiolli destaca que a conquista da FAC “coloca a rede Facesp em um patamar diferenciado, ao levar a oportunidade de conhecimento a todo Estado, sem distinção, dos menores aos grandes municípios”. “Com o Plano de Fortalecimento (PFor) da rede Facesp e, agora, com a chegada da Faculdade do Comércio, nossas entidades têm as condições necessárias para serem cada vez mais plurais e sustentáveis”, observou. 

“Vamos largar com 43, porém, todas as Associações Comerciais poderão se transformar em polo de ensino. Outras 12 estão com o processo muito avançado”, revelou o diretor-geral da FAC, Wilson Victorio Rodrigues. “Nosso foco é a capacitação do varejo, do comércio, do empreendedorismo”, disse. 

Diretor acadêmico da FAC, professor Roberto Macedo ressaltou que o método de ensino adotado tanto no modelo presencial quanto no ensino a distância oferecerá conteúdos que transmitirão habilidades e competências aos alunos. “O estudante receberá todo conteúdo necessário para estar plenamente capacitado para o mercado”, finalizou.

 

Mais informações:

Cleber Lazo            

Assessoria de Imprensa Facesp

cleber.lazo@facesp.com.br

(11) 3180-3539

 

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 57 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE