Trinta e uma Associações Comerciais da Rede Facesp participam, em Campinas, da segunda e última etapa do Programa de Fomento ao Crescimento e Fortalecimento das ACs, promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) em parceria com o Sebrae. O encontro começou nesta terça-feira (1º) e segue até quinta-feira (3).
A primeira fase da capacitação ocorreu em maio, em Marília, com a presença de 17 entidades.
O programa tem como objetivo fortalecer a gestão das Associações Comerciais, ampliando a atuação estratégica no desenvolvimento local. A iniciativa oferece treinamento para presidentes e executivos, com foco em boas práticas de gestão, liderança e inovação.
A ação que a CACB traz para São Paulo integra o projeto “Melhoria da Representatividade do Empreender”, que atenderá cerca de 400 ACs em todo o País.
Com base nos pilares como cultura associativista, prestação de serviços e desenvolvimento local, o programa busca criar um ambiente de negócios mais seguro e competitivo, além de ampliar a presença das entidades em fóruns e conselhos municipais.
PROTAGONISMO
Entre os resultados esperados estão melhorias na gestão, ampliação de serviços sustentáveis, integração com o Sebrae e maior protagonismo das ACs na economia regional.
O Programa de Fomento ao Crescimento e Fortalecimento segue com diagnósticos organizacionais e análise de desempenho das entidades participantes. Na sequência, haverá a elaboração de um planejamento estratégico, orientado pelos consultores do Sebrae, que também farão o monitoramento das atividades e dos resultados.