Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Guarujá sedia 16º Congresso das Associações Comerciais do Estado de SP de 4 a 6 de novembro

Notícias 04 de novembro de 2015

O Guarujá vai sediar, nesta semana, o 16º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), entidade que reúne mais de 400 associações comerciais paulistas. O evento será realizado de 4 a 6 de novembro no Hotel Casa Grande e tem como tema “Novas ideias. Construindo caminhos”.

O tradicional Congresso da Facesp é um dos principais encontros entre empresários e líderes de diversos setores e volta ao litoral paulista após quatro anos. Em meio a uma crise econômica e quedas constantes no varejo, os participantes debaterão soluções e caminhos de saída para o segmento.

“Não devemos falar em crise, mas sim em soluções. Já vivi inúmeras crises, mas minha disposição sempre foi - e continua sendo - a de incrementar a força e a inteligência de todos os empreendedores. Somente juntos poderemos encaminhar o País para uma direção melhor”, pontua Alencar Burti, presidente da Facesp e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Destaques

A abertura do 16º Congresso da Facesp será dia 4/11, às 19 horas. Ao lado de Alencar Burti estarão Maria Antonieta de Brito, prefeita do Guarujá; Ronald Nicolacci, presidente da Câmara de Vereadores do Guarujá; Marco Aurélio Bertaiolli, prefeito de Mogi das Cruzes; Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Conselho Deliberativo do Sebrae; Luiz Carlos Trabuco, diretor-presidente do Bradesco; José Paulo Dornelles Cairoli, vice-governador do Rio Grande do Sul e presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

No dia seguinte (5/11), às 14h30, ao lado do presidente da Facesp, a jornalista e comentarista da Globo News, Cristiana Lôbo, fará uma análise do cenário político brasileiro.

Já a conjuntura econômica será debatida dia 6/11, às 14 horas, em painel composto pelo economista-chefe do Bradesco Octavio de Barros, Alencar Burti e Marcel Solimeo, economista-chefe da ACSP e homenageado neste ano pela Ordem dos Economistas do Brasil.

Um dos assuntos mais importantes para o comércio varejista - o cadastro de inadimplentes - também está na pauta. Uma lei paulista que entrou em vigor em setembro obriga as empresas de negativação a enviarem cartas com aviso de recebimento antes de incluir o nome de consumidores devedores em seus bancos de dados. O tema será abordado pelo diretor jurídico da Boa Vista, Dirceu Gardel, dia 5/11, às 15h30, durante palestra intitulada “Impacto do AR (Aviso de Recebimento) nos SCPC’s - Nova Lei e Regulamentação”.

A lei está sendo questionada por diversas entidades - entre elas a Facesp -, foi para julgamento no STF e impacta diretamente a qualidade do crédito no comércio e a confiabilidade dos cadastros.

O auditor-fiscal da Receita Federal Paulo Roberto Magarotto também vai atualizar os empreendedores, com a palestra “Entendendo o E-social”. 

Outro destaque do evento é a palestra do presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, que falará sobre soluções para um Brasil mais simples. Afif, que há décadas levanta a bandeira da desburocratização e do tratamento diferenciado às MPEs, é autor do artigo 179 da Constituição, que garante tratamento especial ao setor.

Já o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli, fará palestra sobre a atuação das ACs junto à Administração Pública.

Associações Comerciais de todas as regiões paulistas apresentarão casos de sucesso em setores como vestuário, beleza, alimentação e olericultura.  

A programação completa do 16º Congresso da Facesp pode ser conferida no site www.congressofacesp.com.br

O anfitrião 

Com uma natureza exuberante espalhada por 27 praias com belezas totalmente diferentes, o Guarujá foi reconhecido internacionalmente, na década de 70, com o título de “Pérola do Atlântico”. A cidade continua a ser referência nacional na qualidade de suas praias. O desenvolvimento econômico trouxe grandes investimentos aos setores comercial, portuário, náutico, hoteleiro, empresarial e imobiliário. O Guarujá já recebeu o Congresso da Facesp em outras duas oportunidades.

Agenda

16º Congresso da Facesp

Data: de 4 a 6 de novembro de 2015

Local: Casa Grande Hotel Resort & Spa

Endereço: Av. Miguel Estéfano, 1001 - Enseada, Guarujá/SP

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3225 / (11) 99196-4972

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 52 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE