Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Dia 25 encerra prazo para inscrição de chapas na Associação Comercial e Industrial de Marília

Notícias 17 de setembro de 2014

Diretoria da Acim inicia os procedimentos para convocação de eleição dia 02 de outubro

A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), publicou edital de convocação para a eleição de nova diretoria para o triênio 2015, 2016 e 2017. De acordo com o documento a eleição acontecerá dia 02 de outubro, quinta-feira, porém, o prazo para a inscrição de chapa para concorrer à eleição termina dia 25 de setembro. “É o que determina o Estatuto da Acim”, anunciou o presidente atual, Libânio Victor Nunes de Oliveira, ao cumprir regularmente o processo eleitoral. “Qualquer comerciante associado da entidade que esteja enquadrado ao regulamento pode participar”, avisou o dirigente.

Para fazer parte de uma chapa para concorrer a eleição é preciso ser associado da entidade, devidamente regularizado, principalmente quanto ao pagamento das mensalidades, e ter no mínimo um ano de associativismo. Uma chapa é composta de: 08 comerciantes associados para a diretoria executiva, 06 comerciantes associados para o Conselho Fiscal, sendo três titulares e três suplentes, e mais 30 comerciantes associados para o Conselho Consultivo, que depois de empossado escolhe um presidente e vice para acompanharem a diretoria executiva. “São 44 comerciantes associados que participam do processo eleitoral de forma direta”, apontou Libânio Victor Nunes de Oliveira que está como presidente da entidade, depois de ocupar os cargos de: vice presidente do Conselho Consultivo e primeiro vice presidente de diretoria.

Para a diretoria executiva é preciso que a chapa inscrita até o dia 25 de setembro aponte quem serão: o presidente, primeiro, segundo e terceiro vice presidentes, primeiro e segundo secretários, primeiro e segundo tesoureiros. “Esse pessoal é responsável pelo trabalho executivo da diretoria, ou seja, os que fazem a entidade andar”, ressaltou o superintendente da Acim, José Augusto Gomes. “As reuniões são no mínimo bimensal, além de outras atividades que exigem as presenças desses diretores”, lembrou o dirigente que está na Acim há 35 anos e trabalhou com os últimos seis presidentes da entidade. “Esse é o pessoal de frente, que se expõe mais e que participa mais das decisões”, comentou.

No Conselho Fiscal com os seis comerciantes associados, se reúne semestralmente e são responsáveis por analisarem a parte financeira e administrativa da entidade. Com apoio de um escritório de contabilidade, o Conselho Fiscal analisa os números apresentados pela diretoria executiva no final de cada ano contábil. Após apreciação e análise desses números, os conselheiros emitem um parecer para análise do Conselho Consultivo e demais associados, através de assembleia geral para aprovação das contas de cada ano fiscal. “Este grupo é mais específico, pois, normalmente a pessoa tem que ter certo conhecimento sobre contabilidade”, comentou José Augusto Gomes ao destacar que o Conselho Consultivo, só é convocado quando necessário pelo presidente enquanto que o presidente e vice deste conselho acompanham a diretoria executiva, e se necessário podem intervir em decisões deliberadas.

Os gerentes de lojas de grandes redes podem participar do processo eleitoral, desde que tenham mais de um ano como associado e que estejam devidamente regularizados junto a secretaria da Acim, com documentos que assessorem a representação. “Eles podem votar, mas não podem participar de uma chapa”, explicou José Augusto Gomes ao deixar claro que o Artigo 54º do Estatuto da Acim, não permite que o voto seja por procuração, salvo as procurações públicas e contratuais. “O voto do associado é intransferível”, ressaltou José Augusto Gomes que acompanhará todos os procedimentos de inscrição e verificação das chapas que concorrerem a eleição na Acim. 

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo) 
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE