Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACVarejo: vendas caíram em todas as regiões de SP em junho; Bauru, Litoral, Araçatuba, ABC e capital foram as mais prejudicadas

Notícias 03 de setembro de 2014

Todas as 16 regiões paulistas pesquisadas pelo ACVarejo – levantamento mensal da Associação Comercial de São Paulo – registraram quedas nas vendas no varejo em junho em comparação com o mesmo mês de 2013. Os piores desempenhos foram verificados nas seguintes regiões: Bauru (-16,2%), Litoral (-15,8%), Araçatuba (-13,1%), ABC (-12,5%) e capital (-12/1%). No Estado como um todo, o varejo recuou 8,8% ante junho do ano passado. Os dados se referem ao varejo ampliado - que inclui concessionárias de veículos e lojas de material de construção. 

Em relação a maio deste ano, o varejo também não foi bem em junho, nas regiões analisadas. A única que apresentou saldo positivo nas vendas foi Campinas (+3,8%). 

“Os resultados do mês foram muito influenciados pela redução do número de dias úteis motivada pela realização da Copa do Mundo”, afirma Rogério Amato, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e presidente-interino da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil).

Ele também fala sobre a expectativa para as vendas em 2014. “A perspectiva para o varejo paulista é de baixo crescimento no resto do ano, em função da desaceleração do crédito, do menor crescimento dos salários e do emprego, da perda de poder aquisitivo - decorrente da maior inflação - e da baixa confiança do consumidor”, diz Amato.

O ACVarejo é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado. Trata-se de dados de faturamento do varejo, coletados a partir das informações do ICMS do Estado de São Paulo, da capital e das demais regiões. Os indicadores têm uma defasagem de dois meses, de acordo com o cronograma de divulgação dos dados da SEFAZ-SP.

O ACVarejo

O ACVarejo é o novo indicador do Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP a partir de um convênio entre a Associação e Sefaz-SP. O Instituto já elabora o tradicional Balanço de Vendas, que mostra o desempenho do varejo paulistano, e o Índice Nacional de Confiança (INC), que sinaliza como está a confiança do consumidor brasileiro – inclusive por regiões.

O IEGV passou a receber mensalmente os dados de faturamento do varejo, coletados a partir das informações do ICMS, tanto do Estado de São Paulo como da capital e das demais regiões, agrupadas de acordo com a localização de cada Delegacia Regional Tributária (DRT).

Os dados incluem os seguintes segmentos do comércio: autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de departamento; lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos; lojas de material de construção; lojas de móveis e decorações; lojas de vestuários, tecidos e calçados; outros tipos de comércio varejista; e supermercados.

Mais informações:
Ana Cecília Panizza
Assessoria de Imprensa
apanizza@acsp.com.br
(11) 3180-3220

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 119 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE