Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

2º dia do Congresso Facesp é marcado por homenagem a associações e apresentação do Empresômetro pelo ministro Afif

Notícias 20 de novembro de 2014

Congresso Facesp 2014

O segundo dia do Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), em Águas de Lindoia, foi marcado  pela palestra do ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, e pelas homenagens a associações comerciais. Ao todo, foram 1.200 credenciamentos para os dois dias de Congresso.

Guilherme Afif falou sobre ações do Ministério, norteadas pelo lema “pensar simples”. Entre elas está a ampliação do Simples, aprovada por unanimidade pelo Congresso neste ano. Afif aproveitou o encontro com integrantes das ACs e empresários para mostrar o recém-lançado Empresômetro. A ferramenta mostra estatísticas relativas a abertura e fechamento das micro e pequenas empresas e do Simples Nacional, exibidas em tempo real, detalhadas por cidade, estado e atividade econômica.  

O ministro ressaltou seus laços com as entidades. “As associações comerciais são a base da minha vida. Toda a minha carreira , tudo o que aprendi em termos de vida pública, eu devo a todos vocês, a essa convivência magnífica desde 1976”, disse. O palestrante também frisou a importância das MPEs: “Não existe politica pública de geração de emprego e renda autossustentável. O Brasil está convencido de que quem sustenta o emprego e a renda são as pequenas empresas”.

Ouvir e conhecer o empreendedor

Como parte das atividades finais do Congresso, o presidente da Facesp e da ACSP, Rogério Amato, fez uma apresentação aos participantes, destacando inovações feitas pela entidade para ouvir e conhecer melhor o empreendedor e, também, para melhorar a comunicação entre as ACs, como o Diário do Comércio digital e a rede social corporativa ACConecta. “Para continuarmos a ser a voz do empreendedor, temos que ouvi-lo para conhecê-lo melhor”, disse ele. “As pessoas querem participar. Gastam-se mais de 700 bilhões de minutos por mês no Facebook e 28 milhões de fotos são colocadas nessa rede por dia”.

Amato também lembrou causas nacionais que nasceram no âmbito das ACs, como o Microempreendedor Individual.

Homenagens

Na 15ª edição do Congresso Facesp, a Associação Comercial de Santos foi homenageada por completar 144 anos neste ano. O presidente da ACS, Roberto Clemente Santini, comentou o aniversário da entidade. “Nós estamos próximos de completar 144 anos de existência e na condição de primeira associação comercial do Estado de São Paulo, fundada em 22 de dezembro de 1870, temos plena consciência de nossa responsabilidade tanto em termos regional como estadual e nacional”, disse Santini.

Ele lembrou que, durante todos esses anos, a ACS já recebeu visitas ilustres como do imperador D. Pedro II, da imperatriz Teresa Cristina, dos presidentes Eurico Gaspar Dutra e Juscelino Kubitscheck e mais recentemente da presidente Dilma Rousseff. “Essas e outras visitas, como de ministros, embaixadores e comitivas estrangeiras, demonstram claramente a importância das associações comerciais no contexto nacional”, destacou Santini.

Ele definiu a entidade como a casa do empresário. “Nossa associação, presidente Rogério Amato e senhores congressistas, vive um momento muito especial: de modernização e ampliação de sua atuação institucional. Essa nova fase também é reflexo do ciclo de desenvolvimento decorrente da exploração e extração de petróleo e gás da Bacia de Santos. Com certeza, os primeiros reflexos do pré-sal serão regionais, mas o processo é nacional”, finalizou o presidente da ACS.

Na sequência, foram homenageadas pelos 25 anos de existência as associações comerciais de Santa Rita do Passa Quatro, Tapiraí e Carapicuíba. Já as associações de Itanhaém, Jales, Cafelândia e Salto receberam homenagem por completarem meio século. Por fim, as ACs de Igarapava, Ibitinga, Guaratinguetá e Jacareí foram parabenizadas pelos seus 75 anos e, a Associação Comercial de São Paulo, pelos 120 anos que serão completados em dezembro.  

ACMais

Para destacar e reconhecer as entidades levando em conta casos de sucesso, melhores práticas e resultados, o tradicional Prêmio ACMais contemplou as ACs de São José do Rio Preto, Marília, Artur Nogueira, Piracicaba, Araraquara, Agudos, Ribeirão Preto, Mogi Guaçu, Olímpia, Limeira, Itatiba e Bariri.    

O Congresso

O 15º Congresso da Facesp reuniu mais de mil integrantes das Acs e empresários de todo o Estado. Além de promover palestras e painéis com convidados especiais, a Facesp disponibilizou stands para apresentar ao público produtos voltados para os empreendedores: ACCredito, ACCertifica (certificado digital), ACCelular e plano de saúde para a pequena empresa.  

A abertura reuniu mais de mil pessoas. Durante a cerimônia, o presidente da Facesp e da ACSP, Rogério Amato, falou sobre momentos importantes de 2014 – como Copa e eleições – e sobre atuais contradições encontradas hoje no Brasil. “Com a Copa, os brasileiros aprenderam com o time da Alemanha que planejamento, organização e disciplina vencem a improvisação e o jeitinho”, disse ele.

Segundo Amato, com o fim das eleições - contraditoriamente ao que se viu na Copa – os cidadãos se depararam com a “exacerbação de ressentimentos que contrapõem pobres a ricos, trabalhadores a patrões, nordestinos e sulistas; negros, índios e brancos; como se existissem dois Brasis”. O presidente da Facesp questionou a quem interessa dividir, separar, isolar. “Certamente nós, das associações comerciais, desde suas remotas origens, baseiam-se na união de pessoas de bem. E por natureza, portanto, repelimos qualquer movimento que nos separe. Nunca iremos negar nossas origens”. 

Clique aqui para ver fotos do evento:

 

 

Mais informações:
Ana Cecília Panizza
Assessoria de Imprensa da ACSP
apanizza@acsp.com.br
(11) 3180-3220  

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE