Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Presidente da ACE-Guarulhos critica pacote tributário anunciado pelo governo

Notícias 21 de janeiro de 2015

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), Jorge Taiar, criticou o pacote anunciado pelo Governo Federal que permitirá o aumento de impostos. A medida tem por objetivo principal permitir que a União arrecade mais de R$ 20 bi.

O pacote, que foi anunciado na segunda-feira, dia 19, pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, inclui o aumento da Contribuição para Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre os combustíveis, a elevação do PIS/Confins para produtos importados, o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e a equiparação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre o setor de cosméticos.

“A ACE-Guarulhos, assim como outras entidades, não concorda com a medida do Governo, já que a carga tributária brasileira já vem sobrecarregando o empresariado como um todo. O ajuste vai continuar permitindo que nossa economia continue no compasso de inércia, inibir o consumo, além de poder resultar na redução de postos de trabalho”, disse Taiar.

O dirigente acredita que, para se conseguir o equilíbrio das contas públicas, o Governo deveria cortar na própria carne, reduzindo os gastos públicos, diminuir os números de ministérios, entre outras ações. “Mais uma vez, o peso das políticas públicas adotas pelo governo brasileiro caem sobre as costas da sociedade”, afirmou.

Taiar lembrou que, outro sintoma da elevada carga tributária brasileira, é o Impostômetro, que marcou a cifra de R$ 100 bi nos primeiros 16 dias de 2015. Ele ainda fez um alerta: “Tanto os empresários quanto os consumidores devem ser prudentes neste início de ano, já que, os compromissos com despesas fixas, impostos e a volta às aulas, podem comprometer o orçamento”, alertou.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE