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Novo otimismo para o comércio

Notícias 26 de agosto de 2016

Inadimplência desacelera pelo quarto mês consecutivo em Sorocaba

Em julho, o SCPC aponta redução de 9,51% no número de registros em relação ao mesmo mês de 2015.

A inadimplência do consumidor em Sorocaba voltou a dar sinais de desaceleração. De acordo com o indicador apurado pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial de Sorocaba, o número de registros no mês de julho atingiu 189.121, o que representa uma queda de 9,51% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando 208.996 dívidas estavam cadastradas no banco de dados. De acordo com o levantamento da Associação Comercial de Sorocaba o número de consumidores endividados sofreu uma redução de 1,74% em relação a junho deste ano, e de 10,22% no comparativo com julho de 2015. Hoje são 84.454 CPF’s estão negativados, no mês passado eram 85.951 e em julho do ano anterior eram 94.064. 

Trata-se da quarta desaceleração consecutiva do número de registros na base mensal na comparação anual, os índices também foram menores no último quadrimestre. 

Análise 

De acordo com Paulo Pavani, presidente da Empresa Esamc Junior, parceira da Associação Comercial de Sorocaba, a queda no número de CPF’s negativos se dá principalmente pelo maior rigor na concessão de crédito, e pela cautela dos consumidores em contrair novas dividas.

“Segundo a CNC (Confederação Nacional de Comercio de Bem, serviços e turismo) o número de famílias com contas em atraso passou de 23,5% para 22,9%, o que evidencia uma crescente intenção de quitar suas dívidas para voltar a ter crédito disponível ainda no final deste ano”, avalia Pavani. 

Pavani da Esamc Junior recomenda o que o consumidor deve fazer para se livrar das dívidas: “É importante tentar quitar o mais breve possível as dívidas ou renegociar aquelas de maior valor para que sua parcela comprometa uma fatia menor do orçamento familiar”. Hoje segundo dados do CNC 49,5% das famílias pesquisadas têm de 11 a 50% da renda comprometida com débitos não pagos, número muito alto, que pode inviabilizar o pagamento de contas emergenciais que possam eventualmente surgir. 

Segundo o Presidente da Associação Comercial de Sorocaba José Alberto Cépil houve ligeira melhora no humor do consumidor, o qual está interessado em quitar suas dívidas, na maioria das vezes entraram em dificuldade devido ao momento econômico que passa o País. “Sugerimos que o lojista também busque flexibilizar, avaliando os valores dos juros, concedendo descontos para amortizar parte dos juros e até estendendo o prazo de pagamento para diminuir o valor da parcela”, finaliza Cépil. 

Qualquer dúvida, estou à disposição. 

Att;

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