Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associação Comercial de Santos comemora hoje 144 anos de existência

Notícias 22 de dezembro de 2014

A Associação Comercial de Santos (ACS) comemora 144 anos de existência hoje, segunda-feira, 22 de dezembro de 2014. Em 1870, um grupo de empreendedores decidiu organizar uma entidade para representar e advogar os interesses do comércio e da indústria em Santos. Nascia então, a Associação Comercial de Santos, a primeira do Estado de São Paulo e a quinta do Brasil. 

A entidade, conhecida como a Casa do Empresário, tem como missão desenvolver negócios e encontrar soluções uniformes e sustentadas para as questões empresariais da região. 

A ACS - que presta numerosos serviços ao seu quadro associativo - foi e ainda continua a ser uma das incentivadoras do desenvolvimento econômico do Porto de Santos e da Região Metropolitana da Baixada Santista. 

O atual presidente da Associação Comercial de Santos é Roberto Clemente Santini. Os demais diretores são: 1.º vice-presidente, John Wolthers, 2.º vice-presidente, Ramiro Marote, 1.º secretário, Henry Robinson, 2.º secretário, Alexandre Ehrenberger, 1.º diretor financeiro, André Marques Canoilas, e 2.º diretor financeiro, Vicente do Valle. Eles foram eleitos e empossados em 19 de março de 2014, para mandato de três anos. 

O presidente Roberto Clemente Santini reiterou que um dos objetivos da diretoria e do Conselho Fiscal é tornar a Associação Comercial de Santos o centro dos debates em torno do desenvolvimento da região, do Estado e do País, além de estimular o fomento de novos negócios. “A médio prazo pretendemos também ampliar a prestação de serviços aos associados e modernizar a sede central, obviamente preservando a história e a tradição que envolvem essa Casa centenária”. 

CERTIFICADO DE ORIGEM 

A Associação Comercial de Santos também presta o serviço de emissão de certificado de origem, que é um documento legal que comprova ao país comprador a procedência do produto adquirido. O modelo varia de acordo com o artigo negociado e com o bloco econômico de que cada nação importadora faz parte. A ACS também emite certificado de origem para exportação de café. 

Embora seja exigido pelo importador e/ou pela aduana do país importador com fins de redução ou isenção do imposto de importação, o Certificado de Origem também pode ser solicitado pelo próprio exportador, ainda que seu cliente não tenha qualquer benefício tributário. Neste caso, o envio deste documento junto aos demais documentos de exportação traz maior credibilidade e oferece diferencial de competitividade. 

O serviço de emissão de certificado de origem é prestado, tanto para as empresas associadas (que têm desconto nos valores), quanto para as não associadas.

Os benefícios do Certificado de Origem são muitos para o importador, para o exportador e para a sociedade. 

O importador tem reduzidos - ou mesmo eliminados - impostos de importação, o que resulta em redução de custo de operação e aumento de competitividade quando se trata de aquisição de bens de capital (máquinas e equipamentos), insumos ou até bens de consumo final, pois a empresa pode revender tais materiais no mercado interno a preços reduzidos. 

Para o exportador, a vantagem é ofertar produtos a preços mais competitivos, o que facilita a conquista de mercados, além de gerar ganhos crescentes, com a possibilidade da venda de seus produtos com margens de lucro superiores às que teria sem os benefícios concedidos. 

Para os consumidores, o aumento da concorrência multiplica as chances de aquisição de produtos de melhor qualidade e melhores preços. Sempre que a indústria negocia (realiza compra ou venda) com países participantes de acordos com o Brasil, ela própria, assim como a sociedade, obtém benefícios, pois diante da economia com impostos e aumento das vendas, investe-se no aprimoramento das empresas e na geração de novos empregos. 

CÂMARAS SETORIAIS 

A Associação Comercial de Santos está estruturada em Câmaras Setoriais, que reúnem empresas e entidades por setor de atividade. A ACS tem 20 Câmaras Setoriais: Agentes de Carga; Armazéns, Terminais e Contêineres; Assuntos Aduaneiros e Portuários; Bancos, Café Solúvel, Comércio Varejista, Complexo de Soja, Cooperativas de Café, Empresas de Fumigação e Serviços Fitossanitários; Exportadores de Açúcar, Exportadores de Café, Instituições de Ensino, Navegação, Operadores Portuários, Petróleo e Gás; Saúde; Tecnologia da Informação e Comunicação; Terminais de Granéis Líquidos; e Transportes - além de uma Câmara Setorial que reúne empresas de diversos setores, denominada Sem Câmara Específica. 

Em 2007, a Associação Comercial de Santos foi eleita Associação Comercial Referência da Região Sudeste, prêmio oferecido pela Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB). 

Em 20 de novembro de 2014, a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) homenageou a ACS como a Associação Comercial mais antiga de São Paulo. 

A Associação Comercial de Santos tem assento ou representação em cerca de 30 entidades vinculadas ao Município de Santos, ao Estado de São Paulo, ao Governo Federal e a instituições públicas ou privadas. 

O site da Associação Comercial de Santos pode ser conferido em: http://www.acs.org.br/

Baixe foto em alta resolução da Associação Comercial de Santos:

http://www.acs.org.br/images/stories/INDIVIDUAIS/2014-12-22-predio-acs.jpg

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE