Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

VPs da Facesp apoiam plano de retomada e destacam importância de diálogo frequente com o Estado e as Prefeituras

Notícias 03 de junho de 2020

Os vice-presidente das Regiões Administrativas (RAs) da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) reafirmaram o apoio ao Plano São Paulo de retomada das atividades econômicas, elaborado pelo governo estadual. O apoio foi novamente destacado pelos VPs durante reunião online realizada na tarde desta terça-feira (02/06), que contou com a participação do secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary. 

Representantes das Associações Comerciais (ACs) de todas as regiões do Estado, os vice-presidentes das RAs ressaltaram que as entidades estão em constante diálogo com as Prefeituras para que a retomada seja concretizada de forma responsável, por meio da aplicação de rígidos protocolos sanitários e de saúde, com o objetivo de preservar a saúde e manter os empregos. 

O presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto, frisou que as ACs e as Federação atuam como protagonistas neste processo de retomada. “Temos que destacar e elogiar a participação ativa dos VPs e dos presidentes das Associações Comerciais que, desde o começo da quarentena, mantém contato com as autoridades públicas na busca conjunta por soluções inteligentes e planejadas diante da crise econômica promovida pela epidemia”, disse. “Agradeço a interlocução e o diálogo frequentes com o Amary, que tem sido o porta-voz dos interesses dos empreendedores junto ao governo estadual”, destacou. 

“Os critérios e os indicadores que definiram o faseamento do Plano São Paulo são claros e transparentes e quando somamos a eles este diálogo com as Associações Comerciais e com a Facesp, atingimos o cenário ideal de retomada econômica responsável e planejada”, destacou Amary. 

Vice-presidente da RA 5 - Litoral, Eliseu Braga Chagas, destacou que as ACs da região têm se reunido de forma frequente com os prefeitos e alguns avanços foram conquistados. “Os encontros têm como meta o esclarecimento de critérios para a reabertura”, destacou. 

“As Associações estão trabalhando em conjunto com os prefeitos, tendo como base o Plano São Paulo, para esta abertura gradual do comércio”, afirmou Adriana Flosi, vice-presidente da RA 7 - Campinas.

Willian Paneque, vice-presidente da RA 03 - Alto Tietê, ressaltou a importância do Plano São Paulo ser frequentemente atualizado. “A decisão de criar as sub-regiões na Região Metropolitana foi importante. Há municípios com realidades completamente diferentes, o que possibilita a progressão de fases”, ressaltou. 

Diretor vice-presidente, Ary Russo ressaltou que as Associações Comerciais são “grandes apoiadoras dos empreendedores nesta retomada”. “Todos nós - comerciantes, governantes e entidades - têm responsabilidades e precisam ter compromisso com esta reabertura para que possamos ter uma trajetória de progressão”, frisou. 

DESENVOLVE SP

A próxima reunião da Facesp deverá contar com a participação de Nelson de Souza, presidente da Desenvolve SP - Agência de Desenvolvimento Paulista. O objetivo do encontro será a busca por um sistema que possa colocar a rede de Associações Comerciais como parte do processo de operacionalização de acesso ao crédito das Micro e Pequenas Empresas (MPEs). 

“Nossa capilaridade e seriedade estão à disposição do governo estadual para ajudar a liberação de crédito neste momento complicado”, finalizou Cotait.

 

 

 

 

Mais informações:

Cleber Lazo       

Assessoria de Imprensa Facesp

cleber.lazo@facesp.com.br

(11) 3180-3539

 

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 56 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE