Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Unidades de Mediação e Arbitragem chegam a 25 Associações Comerciais da Rede Facesp

Notícias 05 de outubro de 2023

Vinte e cinco Associações Comerciais da Rede Facesp já contam com Unidades de Atendimento da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE). Outras 12 entidades estão em processo de formalização e operacionalização. 

A CBMAE opera em parceria com a Câmara Empresarial de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial (CEMAAC), suprindo uma importante necessidade das empresas brasileiras, no sentido da resolução de conflitos, além de dar mais subsídios para que Federações e Associações Comerciais ofereçam melhores serviços e cresçam, institucional e financeiramente em suas regiões. 

Os lançamentos das Câmaras na Rede Facesp têm sido acompanhados pelo superintendente de Produtos e Serviços da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), Maurici Dias Gomes, e pelo diretor Técnico da CEMAAC, Guilherme Giussani. 

AVALIAÇÕES

Um dos lançamentos ocorreu na cidade de Ubatuba, que agora passa a contar com uma alternativa extrajudicial já reconhecida em todo o mundo para resolver conflitos empresariais de maneira mais ágil. 

“A alternativa dá segurança jurídica e traz celeridade à resolução dos conflitos de nossos associados. Estamos contentes de poder contribuir com a harmonia e o desenvolvimento da nossa comunidade empresarial”, diz o presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Adriano Klopfer. 

O serviço também chegou à Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), município em que o número de ações trabalhistas na área do comércio cresceu 26,4% entre janeiro de julho de 2023. 

“A decisão de inserir o serviço no portfólio da Acipi foi tomada com base no aumento da procura, principalmente por informações referentes ao assunto. Nosso objetivo é propiciar aos empresários locais um ambiente adequado e seguro para que consigam resolver conflitos empresariais, sem a necessidade de judicialização dos casos, mas com segurança jurídica”, afirma o presidente da Acipi, Marcelo Cançado. 

Outro lançamento aconteceu no município de Laranjal Paulista. “Nossa expectativa é alavancar nosso portfólio de serviços, dando aos nossos associados a opção de resolverem seus conflitos de maneira mais rápida e com custos menores”, diz Danilo Franguelli, presidente Associação Comercial e Empresarial do município e vice-presidente da Facesp. 

“Estamos disponibilizando uma série de benefícios para dar condições às entidades do nosso Sistema para que passem a disponibilizar o serviço aos seus associados com proposta de valor e consequente geração de receita. Assim, entidades de toda a rede podem implantar uma unidade em seus municípios, sem a necessidade de uma grande estrutura”, explica Maurici. 

Os lançamentos seguiram na Associação Comercial e Empresarial de São João da Boa Vista. “Nosso serviço será oferecido de forma presencial ou a distância, sendo que as partes podem sugerir soluções criativas e inovadoras para agilizar a negociação”, comentou Candido Alex Pandini, presidente da ACE. 

Em seguida, foi a vez da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro. “É mais um serviço que a Acirc oferece para a cidade que vai enriquecer, ainda mais, o suporte dado aos nossos associados”, comentou o presidente da entidade, Antonio Carlos Beltrame, durante o lançamento. Na ocasião, Maurici e Guilherme concederam uma entrevista sobre o tema à Rádio Jovem Pan, mídia espontânea obtida em razão da relevância do serviço disponibilizado pela entidade, a exemplo do que tem ocorrido em outros municípios. 

A Associação Comercial de Cruzeiro também recebeu a equipe para o lançamento do serviço. “Esta iniciativa representa um marco significativo para a nossa comunidade empresarial e jurídica. Estou animado com as possibilidades que ela traz para a resolução de conflitos na região. Nossa unidade oferecerá uma alternativa muito mais econômica em comparação com o sistema judicial tradicional, economizando tempo e recursos valiosos para nossos associados”, disse Newton Fábio da Rocha, presidente da entidade. 

Outro lançamento aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Tremembé. “Acreditamos firmemente que esta câmara será uma ferramenta essencial para nossos associados em busca de soluções justas e eficientes”, disse Marco Antonio Nogarotto, presidente da entidade. 

A presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), Adriana Flosi, onde também houve instalação de uma unidade, destacou a importância do órgão para para auxiliar as empresas na solução de conflitos. “É, sem dúvida, uma parceria importante, não só para as empresas de Campinas e região, mas para a Acic, que com mais a oferta desse serviço, segue cumprindo seu principal propósito: o de auxiliar os empreendedores e fomentar a economia com o crescimento das empresas”, afirmou. Nesta inauguração, também esteve presente o superintendente de Serviços Institucionais da ACSP São Paulo, Renan Luiz. 

Nesta semana, os lançamentos chegaram à Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo. “O serviço vem em boa hora, para facilitar a vida do empresário, no momento que ele é surpreendido pelo aumento das taxas judiciais, aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Portanto, aqui, temos uma mediação, rápida, segura e com poder de sentença”, comentou o presidente da Acisbec, Valter Moura Júnior. 

Por fim, foi a vez da Associação Comercial e Empresarial de Osasco, onde o presidente evidenciou a importância de disponibilizar o serviço às micro e pequenas empresas. “A gente sabe que as grandes empresas possuem departamentos jurídicos bem estruturados e caixa para suportar a morosidade da justiça comum. Já as MPEs precisam de agilidade, economia e segurança jurídica nas soluções de conflitos. E é justamente isso que iremos fornecer”, destaca Amir Gomes dos Santos, presidente da entidade, e quem também coordenará a unidade. 

As Federações e as Associações Comerciais interessadas podem entrar em contato com a CACB pelo telefone 61-3321.1311 ou pelo e-mail da CBMAE: cbmae@cacb.org.br. 

A adesão se dará mediante a assinatura do Termo de Adesão ao Contrato de Parceria.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE