Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

SCPC da Aicita de novembro tem alta nas consultas

Notícias 14 de dezembro de 2021

O índice que mede o desempenho das vendas a prazo no crediário voltou a ter alta em novembro. Este é principal destaque do balanço do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) referente ao penúltimo mês do ano e divulgado hoje (14/12/2021).

A alta de 5,5% veio mesmo este sendo o segundo menor resultado mensal do índice, melhor apenas que o mês de outubro, quando, mesmo com o Dia das Crianças, foram realizadas 3.532. Neste 11º mês do ano, impulsionado pela realização da Black Friday no comércio, com campanha de incentivo às compras feita pela Aicita, foram 3.727 consultas.

 

Mais vendas

A expectativa é que o próximo balanço aponte um número ainda maior neste índice, que contemplará as vendas de Natal e fim de ano, que recebem também apoio e incentivo da Aicita. A entidade realiza campanha através do Itatiba Eu Compro Com Segurança Aqui, conscientizando sobre a movimentação no comércio local e o fortalecimento da economia que beneficia toda a sociedade possibilitando mais geração de emprego e renda.

Há também o Ônibus do Papai Noel da Aicita, espalhando o clima natalino em diversos pontos diariamente até a véspera do Natal levando às famílias a fazerem compras e aproveitarem a atração que também contempla a campanha de Adoção de Cartas entregues ao Papai Noel – uma ação solidária que une as vendas a fazer o bem a quem precisa.

Outra ação é o Concurso Magia de Natal, que premiará decorações na cidade, estimulando a beleza e o encanto que a época pode ofertar e também colaborar no intuito de presentear, assim como faz o Bom Velhinho.

 

Exclusões e registros

Os outros dois índices do SCPC são de exclusões e registros. Os nomes excluídos da lista de devedores, após a quitação da dívida, tiveram leve queda de 3,3%, passando dos 207 em outubro para 200 em novembro. Mesmo assim, este foi o quarto melhor mês do ano para os cancelamentos.

Por outro lado, houve aumento de 25,6% nos registros: o índice passou de 401 para 504 nomes incluídos na lista de devedores. Este foi o maior resultado do ano para o índice, mostrando que os comerciantes podem ter incluído inclusive dívidas antigas, prevendo reaver o montante que pode ser pago com a chegada do 13º salário na conta dos trabalhadores.

A expectativa do governo brasileiro é que o benefício ajude a injetar R$ 232 bilhões na economia do País, pago a 83 milhões de pessoas.

 

Movimento mensal do SCPC em Itatiba

Indicador

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

Consultas

4.964

3.532

3.727

Registros

486

401

504

Cancelamentos

214

207

200

Texto: Tatiana Petti/Aicita-Imagem: Divulgação/Aicita

Parceiros

CACB SCPC Certisign ACCREDITO